1080p vs 1440p vs 4K: Qual é a melhor resolução para jogos?

Enviado por renatito91, em

Explicando as diferentes resoluções de tela

Um dos principais fatores a se considerar ao escolher um novo monitor é a resolução. 1080p é a configuração mais popular usada atualmente, mas o 1440p e o 4K estão lentamente adquirindo maior relevância no mercado. Aqui estão as resoluções com as quais trabalharemos ao selecionar um novo monitor (ou TV, se você preferir jogar no sofá):

  1. 1280 x 720 - HD / 720p.
  2. 1920 x 1080 - FHD (Full HD) / 1080p.
  3. 2560 x 1440 - QHD / WQHD (Quad HD) / 1440p.
  4. 3840 x 2160 - UHD (Ultra HD) / 4K 2160p.
  5. 7680 × 4320 - FUHD (Full Ultra HD) / 8K 4320p.

4K é considerado o verdadeiro sucessor do 1080p. Ele duplica a resolução horizontal e vertical, basicamente sendo 4 vezes a resolução 1080p. Agora você poderá começar a entender exatamente o que está sendo perguntado sobre sua placa gráfica ao lançar um aplicativo ou um jogo mais pesado. Como mencionado acima, isso realmente depende do que o seu PC pode suportar. Queremos ter como objetivo um constante 60 quadros por segundo (FPS) como o mínimo absoluto para uma jogabilidade suave.

Taxas de quadros mais altas são melhores se o seu monitor puder lidar com isso. A maioria das telas de 1080p é de 60 Hz, enquanto telas mais caras de 120 Hz podem produzir 120 quadros a cada segundo. Uma boa opção pode ser um monitor de 1440p com uma taxa de atualização de 144Hz, o que permitirá que você desfrute de uma jogabilidade suave em uma resolução maior que a Full HD. Novamente, isso se a sua placa de vídeo e os componentes que a acompanham forem capazes de reproduzir essa resolução.

Os melhores monitores para jogos de PC

Quando você precisa jogar no seu PC, você precisa de um monitor gamer que possa lidar com todos os pixels enviados pela sua GPU. Adicionar a tecnologia de sincronização realmente dará outra cara ao seu jogo, não importa qual seja. Dependendo de qual GPU você possui e quanto orçamento está disponível, temos as melhores recomendações para diferentes resoluções.

Embora tenhamos incluído o 720p na lista acima, não vá para essa resolução. Nunca. Um monitor de 1080p deve ser o seu ponto de entrada mínimo, com os displays se tornando bastante acessíveis em torno da marca de R$ 600. Você pode até escolher um com suporte para a tecnologia AMD FreeSync para jogos frenéticos.

Os proprietários de um Xbox One precisarão manter um monitor de 1080p, enquanto os proprietários do Xbox One S e do Xbox One X poderão optar por um monitor 4K. Já para os donos de PCs, quando deveram saltar para 1440p ou 4K?

Ainda mais pixels

1440p

Um monitor de 27 polegadas (ou acima) para o seu gameroom será um investimento ideal, permitindo que você escolha uma tela que oferece uma taxa de atualização maior e mais resolução. O 1440p está se tornando mais popular à medida que os consumidores atualizam para um hardware mais potente a preços acessíveis. As mais recentes GPUs da AMD serão capazes de lidar com jogos a 1440p (assim como 1080p) e também suportarão VR.

Ver como o seu PC lida com jogos em 1080p seria uma maneira confiável de estimar como o 1440p vai se sair. Se você atingir constantemente o limite da taxa de atualização do seu monitor (60Hz sendo a norma, ou 60 quadros por segundo), o salto para um monitor de 1440p pode ser um aprimoramento ideal para sua experiência. Além disso, verifique os benchmarks de fontes confiáveis ​​para ver como sua placa gráfica e configuração podem lidar com a demanda extra. Procurar por um com uma taxa de atualização mais alta também permitirá que sua placa gráfica atualize a imagem na tela em taxas mais rápidas para ajudar a eliminar o blurring e o tearing com conteúdo em movimento rápido.

4K ou bust

A resolução 4K é algo totalmente diferente. Este é um formato incrivelmente exigente e só deve ser implantado se você tiver capacidade gráfica suficiente. Não estamos falando de especificações de ponta, mas de configurações absolutamente bestiais. Até mesmo a novo RTX 2080 Ti da NVIDIA pode sofrer com o poder de conteúdo para um display em 4K. Lembre-se, você precisa mirar em altas taxas de quadros, além de aumentar as opções gráficas e aumentar a resolução para melhorar sua experiência de jogo. E 100 FPS em 1440p seria melhor que 20 FPS em 4K.

Também é possível observar as configurações de SLI e de múltiplas placas ao considerar a entrada no mercado do Ultra HD (4K). Mas se você não tem condições de atualizar para uma tela maior ou simplesmente não sente a necessidade de fazê-lo, sua configuração Full HD de 21 polegadas é mais do que capaz de mergulhá-lo nos inúmeros mundos virtuais disponíveis para compra hoje em dia. Tudo se resume a preferência pessoal, orçamento e poder de computação disponível.

Ao olhar para novos monitores, você precisará calcular o seu orçamento disponível não apenas na tela, mas também no poder de computação necessário para poder desfrutar o máximo de qualidade gráfica. Se você possui uma placa poderosa, experimentou quadros estáveis ​​em 1080p ou tem uma nova placa NVIDIA GTX, o 1440p é definitivamente uma opção que não deve fornecer muitos problemas. A resolução, o tempo de resposta, as taxas de atualização e outros recursos valem a pena ser considerado como fatores.

Outros fatores além da resolução

Há muitos outros fatores a serem considerados quando se trata de escolher um monitor. O que são tempos de resposta, taxas de atualização, FreeSync, G-Sync e tecnologias IPS e TN? Continue lendo.

Tempo de resposta

Medido em milissegundos (ou simplesmente "ms") este número representa a rapidez com que o monitor em questão é capaz de ir de uma cor a outra, conforme calculado e testado pelo fabricante. É recomendado que você tenha um tempo de resposta de cinco ms ou menos, para ajudar a evitar o ghosting. Ter um monitor com um tempo de resposta alto pode levar a problemas de rastros na tela, que é apenas mais um obstáculo no caminho para a imersão absoluta. Naturalmente, quanto menor o tempo de resposta, mais caro será o preço.

Taxa de atualização

A taxa de atualização de um monitor é o número de vezes por segundo que uma imagem exibida precisa ser regenerada para evitar imagens trêmulas quando visualizada pelo olho humano. Se a sua GPU conseguir gerar uma imagem para um monitor de 120 Hz 120 vezes por segundo, você desfrutará de uma excelente experiência de visualização. No entanto, se o seu PC não conseguir aguentar o jogo exigente, você verá uma falha na tela e engasgos quando o monitor e a GPU ficarem fora de sincronia. (Isso pode ser suavizado com a tecnologia FreeSync e G-Sync.)

FreeSync e G-Sync

Estes são sistemas desenvolvidos pela AMD e NVIDIA, respectivamente, que oferecem jogabilidade mais suave, ajudam a evitar o que é conhecido como "screen tearing" e também reduzem o atraso de comando. O que essencialmente ocorre é que o monitor e a placa de vídeo se comunicam entre si para adaptar a taxa de atualização atual para garantir que o que está sendo exibido na tela esteja em sincronia com o que está sendo renderizado. Se o monitor ou a placa estiver acima e além do outro, isso pode fazer com que a apareçam ''cortes'' na tela - linhas pretas na horizontal da tela.

Um monitor ideal para o jogador deve ser levado em consideração a resolução escolhida, o tamanho da tela, a taxa de atualização de 120 Hz ou mais, com dois ms ou menor tempo de resposta, e suporte para FreeSync ou G-Sync. Embora as GPUs da AMD suportem o FreeSync e as GPUs da NVIDIA funcionem com o G-Sync, a NVIDIA começou a certificar monitores específicos do FreeSync para trabalhar com suas GPUs. Cabe a você levar escolher o que mais lhe agrada e o que cabe no seu bolso.

Veja Também:
Jujutsu Kaisen: Cursed Clash ja está disponível
Tem espaço aí? Final Fantasy VII Rebirth ocupará quase 150 GB no SSD do PlayStation 5
Obsidian confirma que Avowed contará com vários finais
Silent Hill: The Short Message, novo jogo gratuito da franquia, foi detonado pela mídia especializada
Jornalista do The Verge sugere que Hi-Fi Rush realmente chegará ao PS5 e Nintendo Switch
Trailer de Death Stranding 2 tornou-se o vídeo mais assistido durante o último State of Play no YouTube