BioWare só começou a produção de Anthem nos últimos 18 meses

Enviado por VSDias55, em

O editor de notícias do Kotaku, Jason Schreier, publicou uma extensa reportagem sobre o desenvolvimento de Anthem, e mais especificamente, o que deu errado durante esse tempo. Schreier entrevistou 19 desenvolvedores e pessoas que estavam tangencialmente envolvidas na produção do jogo. Como você deve saber, Anthem foi um fracasso e teve uma recepção negativa dos críticos, o que foi decepcionante, já que parecia tão promissor durante o marketing. No entanto, isso não significa que o jogo não tenha vendido bem, na verdade, foi o jogo mais vendido de Fevereiro.

Mas para um estúdio de desenvolvimento que normalmente é conhecido por criar produtos de qualidade, isso foi inesperado. Especialmente levando em conta que, como o próprio Schreier disse:

É uma história de um game que esteve em desenvolvimento por quase sete anos, mas não entrou em produção até os últimos 18 meses, graças a grandes reboots na narrativa, grandes revisões de design, e uma liderança supostamente incapaz de fornecer uma visão consistente e indisposta a ouvir o feedback.

Talvez até mais inesperado seja o que aconteceu durante o desenvolvimento de Anthem. É fácil apontar o dedo para a EA e a culpar pela forma como Anthem acabou saindo, mas com base nas reportagens de Schreier, é muito mais complicado do que isso. Um fator importante que contribuiu para o desenvolvimento problemático de Anthem foi a saúde mental da equipe.

Supostamente, inúmeros membros da equipe sofreram de colapsos mentais e exaustão após a produção de Dragon Age: Inquisition de 2014. Durante os estágios finais de produção do jogo, houve uma enorme quantidade de crunch, levando a excesso de trabalho, exaustão e um estado mental nada saudável.

Houve um ponto interessante na reportagem em que uma fonte anônima declarou que "nós precisávamos que Dragon Age: Inquisition falhasse para que as pessoas percebessem que este não é o jeito certo de fazer os jogos". Isso é revelador, porque é como recompensar ações negativas. Como você deve saber, Inquisition foi o Jogo do Ano de 2014, o que solidificou ainda mais as práticas de desenvolvimento negativas do estúdio.

Em 2014, a Bioware lançou um teaser trailer detalhando sua visão de Anthem, a qual não se parecia em nada com a versão final do jogo. Sua visão inicial do jogo era mais como um jogo de sobrevivência e menos como um loot shooter. Na época, a moral da equipe estava supostamente alta e eles estavam empolgados por trabalharem no jogo dos seus sonhos.

Mas após perder o diretor do jogo, Casey Hudson, e outros membros da equipe, as coisas começaram a mudar. Além disso, o jogo começou a parecer "muito Dragon Age", algo que muitos membros da equipe foram contra. Eles queriam fazer algo diferente. Ficou claro que a gerência que assumiu o cargo após a saída de Hudson não tinha uma visão clara de Anthem, o que dificultou o trabalho dos desenvolvedores para atingir um objetivo específico. As coisas pareciam não estar muito claras. Houve vários casos de membros da equipe contando histórias sobre a gerência tendo reuniões sobre as mecânicas do jogo que nunca pareciam ter uma decisão final, deixando todos em um estado de incerteza.

Como isso acontecia repetidamente, o progresso no jogo diminuiu. Em 2016, pouco progresso estava sendo feito com Anthem. Quando combinado com a infame engine Frostbite, a qual muitos desenvolvedores criticaram duramente, o jogo acabou enfrentando vários problemas.

Mas os problemas não param por aí. Houve problemas com o jogo sendo praticamente reiniciado, indecisão entre os membros da equipe, péssimo gerenciamento, e até mesmo o risco de Anthem ser cancelado. Só bem mais tarde na produção do jogo que a equipe de desenvolvimento chegou a saber o que estavam fazendo.

Pelo menos isso esclarece um pouco as coisas sobre o que aconteceu durante o desenvolvimento do jogo. Isso surpreende você?

Veja Também:
Diretor de Final Fantasy VII Rebirth fornece uma atualização sobre o desenvolvimento da terceira parte da trilogia
Yoshitaka Murayama, criador de Suikoden e Eiyuden Chronicle, faleceu aos 55 anos
Confira as notas que Mario vs. Donkey Kong vem recebendo
Godzilla e Kong: O Novo Império ganha novo trailer cheio de ação
Sony busca aumentar as margens de lucro do PlayStation com uma estratégia de lançamento para PC mais agressiva
Com Tales of Arise, confira os jogos da PS Plus de Fevereiro