ASUS afirma que as CPUs Coffee Lake são compatíveis com as placas Z270, porém a Intel resolveu impedir essa possibilidade

Enviado por kelcardoso, em

Em entrevista ao site Bit-Tech, Andrew Wu, gerente de placas-mãe da família ASUS ROG, disse que não haveria nenhum problema para que os processadores Coffee Lake, que fazem parte da 8ª geração Intel Core, funcionassem em placas-mãe da geração passada, baseados no chipset Z270, porém a Intel preferiu bloquear essa possibilidade. Forçando que o usuário migre para uma placa baseada em um novo chipset, o Z370.

De acordo com Wu, era possível fazer com que as CPUs da 8ª geração Intel Core funcionassem em placas da geração passada, que assim como as mais novas, é baseada no socket LGA1151. Para gerar essa compatibilidade seria necessário apenas um update de ME (Management Engine) e de BIOS.

A Intel diz que a necessidade de um novo chipset está relacionada com uma configuração de pinos diferente dos Kaby Lake e Skylake. Os processadores da 8ª geração Intel Core trazem novos chips VCC, responsáveis por levar energia aos núcleos. Wu diz que os pinos extras não fazem muita diferença na forma física.

O executivo também ressaltou que essa nova geração não representam um impacto muito grande e necessidade de upgrade para quem já está na plataforma Z270.

"Estamos visando quem quer ou precisa comprar um novo sistema. É lógico que muitas pessoas com Z270 não precisam atualizar. Mas ainda existem algumas pessoas que gostariam de experimentar esses processadores de seis núcleos e vão atualizar seus sistemas. Para os usuários que possuem sistemas mais antigos, o Coffee Lake oferece ótimos desempenhos e traz melhor eficiência de energia, maior velocidade de clock, a opção de mais núcleos e armazenamento mais rápido"
Veja Também:
Nova atualização para Assassin's Creed Mirage inclui o modo 'Permadeath' e outras melhorias
Top Reino Unido | Mario vs. Donkey Kong estreia em primeiro lugar
PS5 Pro deve sair na segunda metade de 2024 para aumentar interesse no console, afirmam analistas
CEO da Arrowhead admite problema de escalabilidade em Helldivers 2
KEMURI, novo jogo de Ikumi Nakamura, ganha artes e detalhes inéditos
Nintendo Direct Partner Showcase é anunciado para 21 de fevereiro