Hackers ocultaram malware no CCleaner V.5.33

Enviado por Turokrj, em

A Avast comprou a empresa Piriform, como já noticiamos, tornando-se proprietária do popular programa CCleaner.

O que acontece foi que o aplicativo para manuntenção para o Windows teria sido violado por hackers há algum tempo atrás, onde foi escondido um malware perigoso dentro do instalador de uma versão recente do CCleaner.

Este alerta vem da da empresa Talos Intelligence, que faz parte da Cisco, e observa que a versão 5.33 do CCleaner teria sido comprometida por um grupo de cibercriminosos, depois que estes invadiram servidores de download supostamente protegidos pelo Avast.

Uma vez dentro destes servidores, os hackers substituíram o arquivo de instalação do CCleaner por uma versão modificada que ocultou um malware, que se executa em paralelo ao programa da Avast em questão, sem nunca ter sido detectado.

A estimativa é que foram realizados até o momento mais de 2 bilhões de downloads do CCleaner, a Talos presume que haveria mais de 2,27 milhões de computadores infectados e expostos por essa ameaça, embora a Avast pense de outra forma.

A The Verge entrou em contato com um porta-voz da Avast e obteve uma declaração oficial sobre este problema, revelando que a empresa teria detectado e desativado a ameaça pouco depois desta ser detectada.

A Avast garante que todos os usuários expostos não estejam em perigo com esse suposto malware e que a ameaça foi bloqueada antes de ser ativada e causar danos reais aos consumidores.

Veja Também:
FromSoftware teria virado dona da IP Elden Ring
Game Pass: Serviço permanecerá exclusivo do Xbox e first party continuarão chegando day one
Microsoft estaria considerando trazer Gears e próximo Doom para outros consoles, afirma The Verge
Phil Spencer gostaria de ver os jogos da Sony e Nintendo chegando ao Xbox
Phil Spencer comenta se Starfield e Indiana Jones irão algum dia chegar no PS5
Game Pass chega a 34 milhões de assinantes