PS4 Pro - CPU / GPU ainda é um gargalo, técnica 4K Checkerboard é mais difícil de implementar

Enviado por Anônimo, em

O PS4 Pro é atualmente o console mais poderoso do mundo. Mas, apesar da Sony comercializá-lo como uma máquina 4K, realmente não é uma - para a maioria dos jogos, é incapaz de renderizar a imagem em 4K nativamente e, em vez disso, recorre a uma técnica conhecida como renderização "checkerboard", que é um upscaling bastante inteligente.

No entanto, essa falta de renderização nativa 4K está sendo o maior "gargalo" no PS4 Pro, de acordo com Reinhard Pollice, Diretor de Desenvolvimento de Produto da THQ Nordic, que atualmente está trabalhando em Battle Chasers: Nightwar. Em uma entrevista exclusiva ao site GamingBolt, Reinhard foi perguntado qual seria o maior gargalo no PS4 Pro. Ele disse:

"Ainda é tanto a CPU quanto a GPU. Com a GPU do PS4 Pro, não podemos oferecer a renderização nativa de 4K, o que é fácil de conseguir em boas GPUs de desktop hoje em dia".

Essa falta de renderização nativa 4K é algo que, de acordo com Pollice, será perceptível até mesmo para o observador casual.

"A diferença é que a saída renderizada 4K fica muito nítida e suave, enquanto a técnica de "checkerboard" não ficará tão nítida quando comparada diretamente. Isso depende também da qualidade e tamanho da tela / TV, no entanto. De uma perspectiva de desenvolvimento a técnica "checkerboard" é um pouco mais difícil de implementar, uma vez que é uma implementação personalizada, enquanto uma resolução nativa de 4k é apenas uma resolução de saída de quadros mais alta. Em nossa situação, a Unity cuida disso de qualquer maneira."

4K nativo é um problema para vários desenvolvedores que podem querer fazer exatamente isso - no entanto, por outro lado, da perspectiva da Sony, também teria sido inviável e custo proibitivo para trazer uma verdadeira máquina 4K para o mercado a um preço amigável para o consumidor, imagino. O PS4 Pro foi presumivelmente o melhor compromisso entre essas duas necessidades contraditórias, e aqui estamos nós.

Veja Também:
Assassin's Creed IV teve grande aumento no número de jogadores após lançamento de Skull & Bones
Capcom explica como desenvolveu o gameplay de combate contra os inimigos gigantes em Dragon's Dogma II
Pentiment ganhará suporte a 120fps no Xbox Series em breve
Final Fantasy VII Remake ganha uma atualização surpresa no PC e PlayStation
Square Enix anuncia Goovy Disco, segunda temporada de Foamstars
Tom Clancy’s Rainbow Six Siege anuncia detalhes do Ano 9