PS4 Pro - CPU / GPU ainda é um gargalo, técnica 4K Checkerboard é mais difícil de implementar
IMAGEaHR0cDovL2dhbWluZ2JvbHQuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE2LzA5L1BTNC1Qcm8tMS5qcGc=
O PS4 Pro é atualmente o console mais poderoso do mundo. Mas, apesar da Sony comercializá-lo como uma máquina 4K, realmente não é uma - para a maioria dos jogos, é incapaz de renderizar a imagem em 4K nativamente e, em vez disso, recorre a uma técnica conhecida como renderização "checkerboard", que é um upscaling bastante inteligente.
No entanto, essa falta de renderização nativa 4K está sendo o maior "gargalo" no PS4 Pro, de acordo com Reinhard Pollice, Diretor de Desenvolvimento de Produto da THQ Nordic, que atualmente está trabalhando em Battle Chasers: Nightwar. Em uma entrevista exclusiva ao site GamingBolt, Reinhard foi perguntado qual seria o maior gargalo no PS4 Pro. Ele disse:
Essa falta de renderização nativa 4K é algo que, de acordo com Pollice, será perceptível até mesmo para o observador casual.
4K nativo é um problema para vários desenvolvedores que podem querer fazer exatamente isso - no entanto, por outro lado, da perspectiva da Sony, também teria sido inviável e custo proibitivo para trazer uma verdadeira máquina 4K para o mercado a um preço amigável para o consumidor, imagino. O PS4 Pro foi presumivelmente o melhor compromisso entre essas duas necessidades contraditórias, e aqui estamos nós.