No futuro, criminosos poderão cumprir pena de mil anos em menos de um dia

Enviado por Turokrj, em

Cena do filme Superman II (1980) em que o general Zod e sua equipe são condenados pela justiça kriptoniana a vagar pelo espaço como forma de recondicionamento comportamental.

Já imaginou cometer um crime e cumprir sua pena em menos de um dia?

No futuro, será possível que criminosos passem mil anos presos em apenas oito horas e meia. É isso que propõe a filósofa Rebecca Roache, que lidera um grupo de pesquisadores na Universidade de Oxford de Neurociência que analisa como a tecnologia pode ser usada para transformar a vida dos prisioneiros.

Rebeca acredita que uma solução é condenar criminosos à extensão da vida.

A técnica seria possível por meio do uso de medicamentos que distorcem a noção de tempo da mente humana. "Há diversas drogas psicoativas para distorcer a percepção de tempo das pessoas, então é possível imaginar que pode-se desenvolver uma pílula ou líquido que faça com que alguém sinta que está cumprindo uma pena de mil anos", disse Rebeca em entrevista à revista Aeon.

A pesquisadora acredita que a forma atual de punir criminosos é ineficiente, especialmente porque eles custam caro à população.

Um outro caso seria fazer o "upload" da mente do criminoso para um computador que acelera a taxa de funcionamento do cérebro.

"Se pudéssemos multiplicar pelo fator de um milhão, um milênio de pensamentos seria atingido em oito horas e meia. Fazendo o upload da mente do criminoso condenado e acelerando-a um milhão de vezes acima do normal, seria possível que ele cumprisse pena de mil anos em oito horas e meia. Isso seria, obviamente, muito mais barato para a população do que o custo de um prisioneiro em mil anos", escreve Rebeca em seu blog.

"Quando nos perguntamos se é desumano infligir uma determinada tecnologia em alguém, temos que ter certeza que não é só a falta de familiaridade com o processo que nos assusta".

Veja Também:
Top Reino Unido | Mario vs. Donkey Kong estreia em primeiro lugar
PS5 Pro deve sair na segunda metade de 2024 para aumentar interesse no console, afirmam analistas
CEO da Arrowhead admite problema de escalabilidade em Helldivers 2
KEMURI, novo jogo de Ikumi Nakamura, ganha artes e detalhes inéditos
Nintendo Direct Partner Showcase é anunciado para 21 de fevereiro
Powerwash Simulator revela colaboração com Warhammer 40K