Governo britânico planejou usar Kinect em programa de espionagem

Enviado por Anônimo, em

O governo britânico considerou usar o Kinect para espionar as atividades dos seus cidadãos, revelaram novos documentos divulgados pelo ex-agente da NSA Edward Snowden.

O relatório publicado pelo site Guardian diz que GCHQ, agência de inteligência do Reino Unido, espionou 1,8 milhões de usuários do Yahoo através das suas webcams e planejou fazer algo similar com a câmera do Xbox 360, contando com a ajuda do governo dos Estados Unidos.

A espionagem por Kinect faria parte de um programa de vigilância maior, e o aparelho teria sido escolhido por gerar "tráfego largamente normal de webcam". A iniciativa supostamente não chegou a ser implantada.

A Microsoft alegou não ter ciência de tal programa. Em declaração ao site Eurogamer, a empresa disse: "Entretanto, ficamos preocupados com qualquer notícia de governos sorrateiramente coletando dados particulares dos consumidores. É por isso que em dezembro iniciamos um esforço concentrado para espandir a encriptação em todos os nossos serviços e estamos advogando por reformas legais".

Tanto a GCHQ quanto a NSA já foram acusadas de espionarem conversas em voz pela Xbox Live, além de plantar agentes em World of Warcraft.

A própria Microsoft foi criticada por fazer com que o Xbox One exigisse um Kinect ligado para funcionar. Essa obrigação acabou sendo removida devido a uma forte reação negativa dos jogadores.

Veja Também:
Oppenheimer leva como melhor filme no Oscar 2024
Atores podem em breve entrar em greve na indústria de jogos por causa da IA
Dev diz que o jogo em que trabalhou por 10 anos foi ofuscado pela EA
Sea of Thieves é atualmente um dos jogos com maior número de pré-vendas na PSN
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Franquia Ori já vendeu cerca de 10 milhões de cópias