Jogo Brasileiro: Conheça o game "Escape de Alcatraz"

Enviado por Mr.Darkness, em

Já imaginaram fazer um game simples, completamente despretensioso em apenas 30 dias apenas pela diversão e conseguir uma excelente receptividade? Essa é a história do game Escape de Alcatraz (Escape From Alcatraz) da desenvolvedora brasileira Icon Games.

A história da construção do jogo é bastante interessante e foi contada recentemente por um dos desenvolvedores em um boteco virtual, confira um pouco dela aqui.

A ideia começou quando o desenvolvedor pensou em fazer um game baseado no jogo brasileiro, do final da década de 80, "Alcatraz - a fuga impossível", lançado para o MSX (8bits), pelo também brasileiro Wilson Fazzio Martins.

Para quem não conhece "Alcatraz - a fuga impossível" foi um game brasileiro, bastante inovador para a época (1988), do estilo "aventura em texto" (já devem ter visto em filmes pois foi um gênero muito comum nos primórdios dos jogos de computador no qual você tinha que digitar os comandos para fazer coisas).

Com a premissa bastante simples de escapar da prisão de Alcatraz o game acabou sendo muito bem recebido pelos usuários da plataforma em sua época.

Dê uma conferida em uma cena do jogo original abaixo:

Voltando ao remake da Icon Games a ideia tomou corpo a partir de um desafio do gamedev.net para que os desenvolvedores postassem artigos sobre remakes de games antigos.

O desenvolvedor então pensou: Por que não? Aceitou o desafio, criou um remake para o game da década de 80 e publicou o jogo onde podia: iOS, Android (diversas App Stores), Blackberry Playbook, Mac OS e Windows Phone 8.

- O estilo gráfico bastante simples foi mantido, mas algumas alterações foram feitas destacando-se:

- O jogador não mais vê o mapa inteiro mas apenas parte dele o que permitiu um pouco mais de detalhamento;

- Em decorrencia da plataforma (smarthphones), que não facilita a digitação, os comandos de textos foram substituídos por ícones de ação;

- E o numero de níveis (um no original em decorrencia dos apenas 32K de memoria) foi ampliado para 3 nesse remake e agora temos: prisão, esgotos e ilha;

- O numero de NPCs foi ampliado e o nível de interação com eles foi melhorado;

- A interação com os cenários também melhorou muito (agora são possíveis coisas como quebrar paredes, explodir coisas ou desencadear eventos);

- Foi incluída uma lista de pontuação no game (os 10 primeiros a finalizar o jogo serão eternizados na lista).

O resultado acabou bem melhor do que o previsto: apesar dos graficos simples o pessoal realmente gostou da jogabilidade e começaram a pipocar reviews positivas do jogo por toda internet.

Além disso em menos de três meses de lançamento (primeiro de junho) o jogo já chega perto de 50 mil downloads.

Em resumo: um feedback extremamente positivo da critica e dos usuários.

Confira mais algumas imagens do jogo:

Quer baixar o game? Pode ser baixado para Android aqui, para iOS aqui, para Mac aqui, para Blackberry aqui.

Bonus Track

Um outro remake, esse para Windows e mais fiel ao original (de autoria do Bernardo Lopes que em nome da fidelidade manteve o parser limitado, os mesmos gráficos, os efeitos sonoros e até mesmo os erros de português e de gramática.) pode ser jogado aqui.

Veja Também:
Cerca de 95% dos estúdios estão trabalhando ou esperam trabalhar com um GAAS
Jujutsu Kaisen: Cursed Clash ja está disponível
Tem espaço aí? Final Fantasy VII Rebirth ocupará quase 150 GB no SSD do PlayStation 5
Obsidian confirma que Avowed contará com vários finais
Silent Hill: The Short Message, novo jogo gratuito da franquia, foi detonado pela mídia especializada
Jornalista do The Verge sugere que Hi-Fi Rush realmente chegará ao PS5 e Nintendo Switch