Leitores dizem o que falta nos filmes baseados em games

Enviado por Geinrendour, em

Filmes baseados em jogos nunca foram sinônimo de qualidade. Ainda que alguns tenham tido sucesso nas bilheterias, como "Tomb Raider" e "Resident Evil", tais adaptações tendem a cair no desgosto de críticos e até mesmo de jogadores.

O próximo jogo a ganhar uma versão cinematográfica será "Hitman", que chega às telonas do Brasil no dia 14 de dezembro. Aproveitando as expectativas, perguntamos aos usuários do Fórum UOL Jogos o que falta para que filmes baseados em games se tornem um verdadeiro sucesso de crítica e público.

"Falta alguém com visão: videogames, cinema, livros, TV, histórias em quadrinhos etc. são todas mídias diferentes e conversões exigem adaptações", disse o usuário frango. "Os videogames se baseiam na completa interação entre jogador e jogo, coisa que não existe no cinema. Então sobra a história (...). Fazer com que ela soe familiar e fiel para os jogadores e interessante para o público em geral é o grande desafio".

Falando também sobre as diferenças entre o cinema e os games, Sr. Metroid adiciona: "Apesar de os dois serem meios de entretenimento, a experieriência proporcionada por ambos é completamente divergente. (...) Tanto os jogos como o cinema podem ter um apelo ideológico, um bom roteiro etc., no entanto a função essencial dos jogos sempre foi e sempre será a exploração da interatividade. Ã por isso que, independente de quem dirija o filme e de quão robusto seja o orçamento para produzí-lo, o jogo perde sua identidade quando convertido para o cinema".

Apesar do ceticismo de alguns, a maioria concorda que filmes baseados em games podem atingir o sucesso assim como as adaptações dos quadrinhos, necessitando apenas de diretores competentes e orçamentos gigantes. "Tem que haver alguém que saiba exatamente o que dos jogos vai funcionar no cinema e o que não vai. Ã preciso conhecer os pontos positivos e as limitações", acredita o usuário terragelada.

Mesmo com bombas como as do infame diretor Uwe Boll, que trabalhou nas adaptações de "House of the Dead" e "Alone in the Dark", a boa relação entre as duas mídias indica que os filmes baseados em jogos estão ganhando maturidade. Agora é esperar pelas próximas estréias, como a de "Hitman", para saber se as indústrias trilham o caminho certo.

Fonte: UOL Jogos

E então deixo a pergunta no ar o que falta nos filmes baseados em games?

Veja Também:
Gears 6 será um jogo que mostrará para que a geração atual veio, afirma insider
Nightdive anuncia atualização com muitas novidades para System Shock Remake
The Heirloom, novo jogo de suspense com arte desenhada à mão, ganha teaser de gameplay
ARK: Survival Ascended recebe final de semana gratuito no PC
Beat Slayer já está disponível, um hack and slash com foco na música
Gigantic: Rampage Edition ganha gameplay