Juiz barra lei que proibe jogos para menores

Enviado por eneas, em

Um juiz federal bloqueou uma nova lei da Califórnia que proibia venda de jogos violentos para menores e entraria em vigor em 1º de janeiro, noticiou o San Francisco Chronicle na última sexta-feira (23/12).

O governador do Estado, Arnold Schwarzenegger, assinou a lei proposta por Leland Yee para banir a comercialização de jogos de videogame especialmente violentos para pessoas de menos de 18 anos sem aprovação dos pais.

O juiz Ronald Whyte despachou uma medida preventiva que evita que a lei passe a vigorar, alegando que a indústria de videogames, que entrou com um processo contra a lei, mostrou ter chances razoáveis de vencer a disputa mostrando que a ela viola os direitos dos menores previstos na Primeira Emenda.

Ele também questionou se há provas de que jogos como Grand Theft Auto causam comportamento violento e devem ser regulados pelo estado.

Esta é a mais recente de uma série de disputas para regular os videogames para menores. Illinois, Washington e Michigan passaram leis que regulam que games os menores podem comprar e alugar, mas todas estão paralisadas pela justiça.

Se a lei da Califórnia for liberada, os varejistas podem ser multados em até 1 mil dólares por vender jogos proibidos para menores. A industria será responsável por classificar apropriadamente os games.

Fonte: IDG Now!

Veja Também:
Gears 6 será um jogo que mostrará para que a geração atual veio, afirma insider
Nightdive anuncia atualização com muitas novidades para System Shock Remake
The Heirloom, novo jogo de suspense com arte desenhada à mão, ganha teaser de gameplay
ARK: Survival Ascended recebe final de semana gratuito no PC
Beat Slayer já está disponível, um hack and slash com foco na música
Gigantic: Rampage Edition ganha gameplay