Conheça o KiloCore, o primeiro processador com 1 mil núcleos

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, chip faz uso eficiente de energia e pode rodar apenas com pilha AA.

IMAGEaHR0cDovL3Bjd29ybGQuY29tLmJyL2lkZ2ltYWdlcy9pbWFnZWZvbGRlci4yMDE2LTA2LTEzLjE4ODU1NjIxNzEva2lsb2NvcmVjaGlwXzYyNS5qcGc=

Se você ficou impressionado com o primeiro processador para os usuários finais de 10 núcleos, da Intel - e realmente havia muito para gostar - bom, dá uma olhada nessa novidade.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia criaram um novo processador com nada menos do que 1 mil núcleos CPU. E o chip é tão eficiente com o uso de energia que pode funcionar com uma única pilha AA, segundo a equipe por trás do projeto.

Isso porque os núcleos dentro do KiloCore podem ser acertados de forma independente para um clock máximo de 1.78GHz, e desabilitados (também independentemente) quando não estão sendo usados. Os núcleos também transferem dados diretamente entre eles, em vez de depender de uma cache compartilhado de memória, que é a regra nos processadores atuais.

Dito isso, "os 1 mil processadores podem executar 115 bilhões de instruções por segundo enquanto dissipam apenas 0,7 watts", afirmam os pesquisadores, o que torna o KiloCore cerca de 100 vezes mais eficientes quanto à energia do quem um laptop.

Mas para que você usaria um chip com 1 mil núcleos? Para a mesma coisa que usaria qualquer outro chip moderno: processamento de vídeo, criptografia, e todos os tipos de tarefas científicas. Mas não espere ver o KiloCore nas lojas em breve.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque