AMD abre o jogo e decide falar sobre os benefícios do DX12

#Notícia Publicado por WrodriX, em .

Tem havido muita discussão sobre os benefícios do DirectX 12, mas agora um dos fabricantes de processadores que a Microsoft tem uma grande parceria para fornecer a sua mais recente coleção de APIs gráficas poderosas, forneceu detalhes mais sólidos sobre duas das principais características que ajudarão os desenvolvedores de jogos a entregar um desempenho sólido para os seus títulos.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kZXZlbG9wZXItdGVjaC5jb20vbWVkaWEvaW1nL25ld3MvZGlyZWN0eDEyLkpQRy44MDB4NjAwX3E5Ni5wbmc=

Sistema de Shaders Assíncrono

As versões anteriores do DirectX acabavam por limitar os gráficos pelo fato de criar uma fila para que as tarefas pudessem ser distribuidas uma a uma, para a GPU processar, bem como computação e funções de memória. E todo esse tempo, as versões anteriores do DX reteve desempenho de forma substancial e levou fabricantes como a AMD a tentar buscar suas próprias soluções (Mantle).

A nova API da Microsoft, o DirectX 12 permite que uma vasta carga de trabalho possa ser compartilhada e distribuida entre vários núcleos da CPU e GPU Reduzindo o gargalo, que antes existia nas versões anteriores do DX. E não importava o quanto poderoso era o hardware, pois a API não utilizava todos os recursos.

O "Async Shaders", que é um dos principais recursos do DirectX 12, permite executar os trabalhos em todos os núcleos disponíveis simultâneamente para encurtar o tempo de processamento. Com isso é possível trazer uma melhoria significativa de desempenho, como taxas de quadros bem superiores, e podendo ainda ter mais controle na otimização da carga de trabalho, com isso os desenvolvedores podem ter maiores reduções no tempo de trabalho.

Comando Multi-Threaded Recording (Comando de Reserva Multi-Tópico)

Cada jogo possui uma lista de tarefas que a CPU deve retransmitir o mais rápido possível para a placa gráfica (GPU). Isso é chamado de "reserva de comando" e pode incluir coisas vitais para a execução de um jogo como: iluminação, colocação de personagens, carregamento de texturas, e geração de efeitos de reflexo.

Apesar de processadores multi-core, sendo por mais de sete anos, limitados pelas versões anteriores do DirectX por não aproveitarem dos vários núcleos de forma eficiente. Essas versões anteriores lutavam para diminuir o buffer de comando sendo cortado em pedaços, de forma sensível sendo distribuido através dos núcleos para trabalhar em paralelo.

A natureza do DirectX 11 e seus antecessores, faziam com que ocorresse uma sobrecarga de trabalho entre a CPU e GPU, criando atraso significativo no tempo que o "driver" leva para sua interpretar os comando, esse tempo extra causa instabilidade no desempenho, com o sistema Multi-Tópico ou Multi-Tarefa do DX12, isso tende a não ocorrer.

AMD destaca cinco principais características que DirectX 12 traz no comportamento do "buffer" ou aramzenamento de comando:

1 - O "Overhead"ou sobrecarga é reduzida de forma significativa, uma vez que a comunicação dos núcleos ocorrem de forma simultânea ente a CPU e GPU.

2 - O tempo absoluto necessário para concluir tarefas complexas de CPU é notavelmente reduzida.

3 - "Workloads" ou a distribuição de tarefas do jogo pode ser significativamente distribuídos em 4 ou mais núcleos de CPU.

4 - A Nova "largura de banda (bandwith)" na CPU permite fazer chamadas extras nos picos mais elevados de processamento, permitindo mundos mais detalhados e experiencias mais imersivas em jogo.

5 - Todos os núcleos de CPU disponíveis podem agora "conversar" com a placa de vídeo simultaneamente.

O fabricante fornece uma descrição apropriada do DirectX 12, quando se diz que "seria uma mudança monumental, é como sair de uma pista de mão dupla e ir para uma super auto estrada com 8 mãos para ir e 8 mãos para voltar" graças às otimizações que acelera-se o tráfego da CPU para a GPU e podem proporcionar uma melhor qualidade de imagem e taxas de quadros para aqueles que optam por usá-lo.

A fim de demonstrar seus benefícios, a Oxide Games e Stardock têm colaborado com a AMD para o próximo "Ashes of Singularity" jogo de estratégia.O CEO e desenvolvedor, Brad Wardell, diz que o DirectX 12 oferece um desempenho, qualidade de imagem, e as resoluções que são "Algo indescritível e impossível de se realizar", sob a versão anterior.

Waldir Duarte
Waldir Duarte #WrodriX

Fora PT

, Limeira
Publicações em Destaque