Versão demo de Fifa 13 inicia mais um capítulo na rivalidade: PES x FIFA

#Artigo Publicado por TheBritz, em .

Agora que as versões demo já estão disponíveis para o público, começa mais um capítulo na maior rixa do mundos dos games: PES x Fifa. Enquanto o game da Konami investe em mudanças drásticas e licenciamento de campos e times, a EA opta por manter tudo que funciona, aparar umas arestas e mostrar uma versão muito parecida com Fifa 12. Sendo assim posso afirmar: a briga será mais acirrada do que nunca se viu antes!

IMAGEaHR0cDovL2dsb2JvZXNwb3J0ZS5nbG9iby5jb20vcGxhdGIvZmlsZXMvMTg1LzIwMTIvMDkvZmlmYS14LXBlcy5qcGc=

Se a batalha entre as empresas pudesse ser representada em uma partida de futebol, o cenário seria: a Konami abriu o marcador, mas tomou uma virada da EA. Agora, a empresa japonesa troca os zagueiros pelos atacantes e começa a pressionar sua rival em busca do gol de empate.

Ou seja, durante os últimos três ou quatro anos, Fifa evoluiu de uma forma considerável. Enquanto PES manteve a sua jogabilidade, o jogo da EA construiu muitos elementos que hoje ambos os jogos utilizam. Vejam o sistema de dribles, isso NUNCA existiu antes de Fifa. Não venham me dizer que apertar o L1 e R1 para pedalar era drible, pois NÃO funcionava. Isso era apenas um recurso para zoar o seu adversário e nada mais.

O popular "chute colocado" também não existia. Arrematar para o gol – tanto em Fifa quanto PES – era uma loteria que não funcionava perfeitamente em consoles da geração passada. O que prevalecia era o atributo referente a essa habilidade em seu jogador. Quanto mais alto, melhor a finalização.Isso sem falar em outros pequenas melhorias que não cabem em metade deste texto.

IMAGEaHR0cDovL2dsb2JvZXNwb3J0ZS5nbG9iby5jb20vcGxhdGIvZmlsZXMvMTg1LzIwMTIvMDkvZmlmYS14LXBlcy1nYW1lcGxheS5qcGc=

Mas o cenário está mudando. A Konami já acendeu o sinal de alerta e começou uma reformulação na série que merece a sua atenção. Dessa vez podemos dizer: PES mexeu muito na sua mecânica. O jogo está mais refinado, passes mais eficientes e dribles que funcionam – não vou entrar em polêmicas de quem copiou quem.

Com isso, volto a dizer: esse ano não há favoritos, PES e Fifa brigaram pelo gosto popular, cada um com suas características. E quem ganha com isso? Todos nós! Eu sempre joguei ambas as versões e dessa vez não será diferente. Alguns modos eu dou preferência por Fifa e outros por PES. E tenho certeza que mais da metade do público que acompanham a coluna faz o mesmo. Portanto, o placar final dessa disputa só será definido em outubro, quando ambos os jogos estarão à disposição dos jogadores.

Agora sobre essa "briguinha" entre os fãs da franquia, isso faz parte e lembra muito o comportamento das torcidas aqui no Brasil. Se o seu time está ruim, você vai reclamar e xingá-lo a cada partida. Mesmo assim, não vai dar o braço a torcer na hora que o seu amigo – que torce pro outro time – cair em cima com uma gozação. A solução será lembrar aqueles milhares de títulos conquistados no passado ou aquele último confronto em que seu clube saiu vitorioso. Pare e reflita: não é o mesmo que acontece em Fifa X PES?

-|Theßritz|- ®
-|Theßritz|- ® #TheBritz
, Planet Earth
Publicações em Destaque