Os 17 melhores Jogos de Puzzle para Linux
Jogos de Puzzle são focados em você usar sua cabeça para conseguir ir avançando pelas fases, existem diversos títulos que são focados nesse gênero e sem contar que vários outros jogos, mesmo não focados em Puzzles, contam com essa opção em algum momento. Podemos usar a franquia Resident Evil da Capcom, que sempre acompanha um Puzzle para os jogadores resolverem.
Com um lindo trailer publicado em 2006 e vários prêmios em concursos de jogos independentes conquistados em seguida, Limbo é um dos poucos jogos da Live Arcade que vieram precedidos de certo "hype". O mérito sempre foi do visual original e artisticamente ambicioso, e agora com o jogo lançado este aspecto continua sendo o que irá vender Limbo e atiçar a curiosidade do público. Há um excelente jogo de aventura e resolução de puzzles por trás, mas é difícil não se levar totalmente pelas aparências desta vez.
3 Minutes to Midnight é um jogo point-and-click independente de aventura desenvolvido pela Scarecrow Studio’s liderada pelo diretor Jan Serra. Ele é um jogo clássico de comédia inspirado no sucesso " O segredo da Ilha do Macaco" da LucasArts e conta com uma história envolvente e um elenco colorido estrelando Betty Anderson e Eliza Barret como personagens principais tentando desvendar os mistérios de uma pequena cidade no Novo México. Ajude-as colher provas para solucionar a conspiração que dá início ao jogo.
Em VVVVVV você controla o Capitão Viridian, que não deve apenas se salvar de um local à beira do colapso, mas também encontrar a tripulação do seu navio - cujos nomes começam com a letra V (Violet, Vitellary, Vermillion, Verdigris e Victoria). Avance pelos complexos desafios deste jogo em 2D construído em torno de um mecanismo de gravidade que permite ao jogador dar magníficos saltos.
Teslagrad é um jogo de plataforma 2D com elementos de ação, onde o magnetismo e outras froças eletromagnéticas são a chave para prosseguir no jogo, e, assim, descobrir os segredos mais bem guardados ao longo da abandonada Torre Tesla.
The Swapper é um indie meio Limbo, meio The Cave, com fortes pitadas de ficção-científica e uma cobertura de suspense.
A combinação de exploração com puzzle resulta em uma mecânica onde você deve clonar a si mesmo várias vezes para conseguir passar obstáculos e avançar.
A ambientação sombria de sci-fi dá um clima de terror que é sempre bem vindo nesse gênero.
No segundo título da franquia, você assume o papel dos três heróis que envoltos por um novo mistério e com o auxílio da Trine, partem em sua jornada por um reino soberbo. Com uma atenção minuciosa aos detalhes, o jogo da desenvolvedora Fronzenbyte, traz gráficos exuberantes, neste game de plataforma cheio de passatempos e quebra-cabeças. O Trine 2 também conta com multijogador online com até três jogadores que também pode ser aproveitado em partida local.
Abe, um feliz lustrador de piso da maior fábrica de processamento de carne de Oddworld, se depara com o plano secreto de seu chefe de transformar a força de trabalho escravo da fábrica na mais recente linha de petiscos de carne RuptureFarms Tasty Treats.
Abe agora precisa salvar a própria pele dos moedores de carne, mas a simples fuga da fazenda de carne é apenas o começo de sua Odisseia. Grupos de caça rápidos no gatilho, animais carnívoros sagrados, armadilhas de templos arcaicos e até um retorno ao antigo local de trabalho esperam por Abe em sua jornada para descobrir o legado de seu povo e o próprio destino.
Para começar, "Episode Two" receberá versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, sendo que para os consoles, o título trará a coletânea de jogos anteriores da série, como "Episode One" e "Half-Life 2", exceto "Counter-Strike: Source", que não foi confirmado. Além disso, o segundo episódio terá dois novos modos de jogo: "Portal" e o multijogador "Team Forteress 2".
"Portal" consiste em um jogo que segue o melhor estilo quebra-cabeça e que explora, de certa forma, o conceito utilizado em "Prey", onde é possível 'viajar' pelo cenário fazendo uso dos portais que ficam espalhados ao longo do ambiente. O diferencial do jogo da Valve, no entanto, é que você mesmo pode criar os seus portais, de acordo com as mais diversas necessidades - seja para escapar de uma briga, atingir um inimigo ou simplesmente se locomover.
Sobre o conteúdo principal, "Episode Two", sabe-se que a trama envolverá o seqüestro da parceira de Gordon, Alyx Vance. Foram confirmados novos tipos de fases, uma atualização para a famosa Arma da Gravidade e a inclusão de uma nova arma chamada Strider Buster.
The Cave é um novo jogo de aventura do criador de Monkey Island e Maniac Mansion, Ron Gilbert, e da Double Fine Productions, o estúdio premiado por trás de Psychonauts e Brütal Legend. Reúne uma equipa de três de entre sete aventureiros improváveis, cada um com uma personalidade e história únicas e desce às misteriosas profundezas para explorar vários locais, incluindo um parque de diversões subterrâneo e um castelo medieval, sem falar de uma ogiva nuclear ICMB armada e pronta a lançar. The Cave espera por ti.
Este é um jogo de puzzle em plataforma no qual você deve guiar o liquido até o destinado baseando-se em leis de física, trabalhando com o atrito, impulso, e as propriedades de cada tipo de fluido.
Bob, o sonâmbulo, tem o hábito de sempre adormecer em locais perigosos.
Felizmente para Bob, seu protetor subconsciente, Subob, está sempre pronto para salvá-lo. Agora, o desafio para Subob é orientar Bob para a segurança, através de telhados, evitando quedas e criaturas perigosas em torno dos pesadelos de Bob
Amnesia: The Dark Descent é um jogo de survival horror em primeira pessoa. A desenvolvedora, Frictional Games, trabalhou também em Penumbra, outro game do estilo que foi consagrado por sua atmosfera.
No jogo, você encarna um protagonista que acorda com amnésia em um misterioso castelo, com a estranha sensação de estar sendo perseguido. O jogador deve descobrir informações sobre o passado e impedir que futuros eventos aconteçam.
A grande sacada do game é a saúde mental. O jogador deve evitar passar por ambientes depressivos e obscuros para manter-se equilibrado. Além disso, ao ser encontrado por um inimigo, ou participar de eventos bizarros, sua sanidade mental é profundamente afetada, resultando em efeitos nada agradáveis.
Não há qualquer sistema de combate, e o jogador deve apenas correr e se esconder em brechas do ambiente. O título ainda apresenta uma série de quebra-cabeças diferentes que fazem uso de máquinas a vapor, engrenagens e outros elementos do estilo. Amnesia: The Dark Descent está disponível para PC, Linux e Mac.
O atual sucesso de jogos mais simples - "old school" mesmo - é um campo perfeito para que a pequena desenvolvedora finlandesa Frozenbyte, conhecida pelo seu Shadogrounds, traga a luz uma aventura em plataforma que parece saída diretamente de um conto de fadas. Trine traz ambientes profusamente coloridos, diversos puzzles e uma enorme "biodiversidade" que vai de cogumelos (certamente diferentes dos que você conhece) a esqueletos.
Em um ambiente essencialmente dinâmico, parte graças à utilização da PhysX, a idéia é confrontar vários desafios utilizando auxílio mágico. Você poderá "invocar" uma caixa para ajudar a alcançar um local mais elevado, ou ainda uma rampa para um fim semelhante. Os desenvolvedores garantem que os desafios podem ter várias soluções possíveis.
Mas a magia em Trine não é apenas um utilitário. Todo o ambiente rescende um conceito totalmente surrealista, compondo cenários com plantas ornamentais, cogumelos, engrenagens e criaturas oníricas. Além de resolver puzzles de diversas maneiras, existem ainda níveis de dificuldade para a faceta mais "beat'm up" de Trine. Assim sendo, caso você queira uma verdadeira avalanche de seres encantados, basta aumentar a dificuldade.
O futuro chegou.
O liquido autônomo Fluro criado por M. Arkwright transformou a civilização. As máquina que utilizam esse liquido ganham vida e estão causando um caos, agora Arkwright tem de acabar com essas máquinas mortiferas.
Machinarium é premiado jogo independente de enigma/aventura desenvolvido pelos criadores dos populares jogos de web Smorost e Samorost2.
Um pequeno robô que foi expulso para a sucata por trás da cidade deve voltar e enfrentar o Black Cap Brotherhood e salvar o sua Robot-Girl.
Um grupo de prisioneiros são condenados a morte, para isso são exilados no Monte Grimrock, a montanha é cheia de túneis antigos, calabouços e tumbas que foram construídas por civilizações que desapareceram ao longo dos séculos. Se os prisioneiros querem voltar a ver aluz do dia deverão formar uma equipe e desvendar os mistérios da montanha, avançando até a saída. Você está pronto para se aventurar e desvendar os mistérios do Monte Grimrock?
World of Goo é um game independente de puzzle/quebra cabeças com um aspecto visual semelhante à Worms e LocoRoco. O jogo desenvolvido pela equipe 2DBoy fornece muita diversão, em um contexto simples e bem humorado.
No game o jogador tem de controlar as pequenas bolas, que levam o nome de goo-balls, através de obstáculos e paisagens irregulares. O objetivo é construir um caminho de um determinado ponto até outro.
Na versão Wii, World of Goo é controlado pelo Wii-Mote, o que torna a experiência das simpáticas e infantis bolinhas ainda mais divertida e intrigante.