Antes de se tornar um dos maiores filmes de ficção científica já feitos, Interestelar esteve por quase um ano nas mãos de Steven Spielberg, e o próprio diretor acaba de falar abertamente sobre esse capítulo pouco conhecido da história do longa. Em entrevista à revista Empire, Spielberg revelou detalhes inéditos sobre sua passagem pelo projeto e foi taxativo ao reconhecer que a obra ficou melhor com Christopher Nolan no comando.
O ponto de partida foi o astrofísico e autor Kip S. Thorne, que levou o projeto a Spielberg ao lado da produtora Lynda Obst. A ideia pegou. “Estive envolvido com Interestelar por um ano”, disse Spielberg. “Kip Thorne me trouxe o projeto com Lynda Obst, a produtora, e fiquei fascinado por ele. Passei muito tempo no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, na Califórnia, conversando com os cientistas e os engenheiros aeroespaciais de lá.”
Para desenvolver o roteiro, Spielberg contratou Jonathan Nolan, irmão de Christopher para escrever a primeira e a segunda versões do script. O trabalho avançou, mas algo não encaixou. “Contratei o irmão de Chris Nolan, Jonah, para escrever a primeira e a segunda versão para mim, mas não deu certo”, admitiu o diretor.
Leia Mais
Foi o próprio Jonathan Nolan quem antecipou o desfecho. Segundo Spielberg, ele disse: “Se chegar um momento em que você decidir não fazer esse filme, posso te dizer quem vai pegá-lo. Ele já está me enchendo o saco a respeito. E é meu irmão Chris.”
A previsão se cumpriu. “Ele estava completamente certo. No segundo em que decidi não fazer, Chris embarcou no projeto, provavelmente no dia seguinte”, contou Spielberg, que completou com uma frase que diz muito sobre sua autoconsciência: “Interestelar foi um filme muito melhor nas mãos de Chris Nolan do que teria sido nas minhas.” O próprio Christopher Nolan, porém, deu uma versão ligeiramente diferente sobre a velocidade do processo. Em The Nolan Variations, livro de Tom Shone, ele disse:
“Quando o projeto ficou disponível, falei com Jonah: ‘Gostaria de me envolver com a condição de que quero pegar seu roteiro, combiná-lo com algumas outras ideias, outros scripts nos quais eu vinha trabalhando sozinho, relacionados ao tempo…’ O que Jonah tinha escrito era um personagem fenomenal, um relacionamento fenomenal com o filho dele, um primeiro ato ótimo e um final incrível.”
Interestelar acabou se tornando um dos trabalhos mais aclamados de Nolan. No filme, Matthew McConaughey interpreta um piloto da NASA tirado da aposentadoria para uma missão em busca de planetas habitáveis enquanto a Terra está morrendo. O elenco conta ainda com Anne Hathaway, Jessica Chastain e Michael Caine.
Fonte: GamesRadar
