NieR: Automata
Yoko Taro, criador de Nier, afirmou que se sente lisonjeado ao ver outros desenvolvedores citarem NieR: Automata como inspiração — mesmo quando as semelhanças são tão grandes que alguns poderiam considerar uma “cópia”. A declaração surgiu em uma entrevista recente ao site Automaton, na qual o criador comentou como reage quando outros estúdios apontam o RPG de ação lançado em 2017 como referência para seus próprios projetos.
Segundo Taro, ouvir que seu trabalho influenciou outros desenvolvedores é algo positivo. No entanto, ele percebe que muitos criadores preferem não admitir publicamente essa inspiração, possivelmente por receio de problemas legais ou acusações de plágio.
“Pessoalmente, fico feliz quando dizem que foram influenciados por NieR: Automata”, explicou o diretor. “Muitas pessoas parecem relutantes em falar isso, talvez porque estejam preocupadas com questões de direitos.”
Taro comentou que, em alguns casos, as semelhanças entre novos jogos e o sistema de combate de Automata são bastante evidentes. Ainda assim, os próprios desenvolvedores raramente mencionam essa influência de forma direta.
“Às vezes vejo jogos que parecem muito semelhantes ou ouço comentários como ‘isso é basicamente o sistema de ação de Automata’. Mas os criadores não dizem nada”, observou. “Talvez tenham medo de que as pessoas os acusem de copiar.”
O criador do jogo afirmou que não teria problema algum se um estúdio dissesse abertamente que usou NieR: Automata como base para seu design. “Eu vejo isso como uma forma de respeito ou homenagem. Por isso, na verdade, preferiria que dissessem que foram influenciados — ou até que copiaram”, disse, em tom bem-humorado.
Ainda assim, ele reconheceu que essa postura talvez não seja compartilhada pela editora do jogo, a Square Enix. Rindo, Taro comentou que não tem certeza de como a empresa reagiria a desenvolvedores afirmando abertamente que copiaram ideias do RPG.
Fonte: GamesRadar
Estúdio dissipa dúvidas sobre o novo jogo ser um projeto menor em um estilo diferente. Ver mais
Fundo Oasis acusa a Kadokawa de “vazar lucros” ao depender de publicadoras terceirizadas no Ocidente. Ver mais
Novo capítulo da série chega em 2027 com diversas mecânicas inéditas. Ver mais
Diretor afirma que o destino de Desmond não é algo que os fãs ainda se… Ver mais
Acordo encerra disputa judicial iniciada após denúncias da venda para a Microsoft ter prejudicado acionistas… Ver mais
É por isso seus jogos priorizam personagens "bem dotadas" Ver mais