CEO da Larian critica ataques a jogos como Highguard “É fácil destruir algo, mas muito mais difícil criar”.

Swen Vincke alerta para o impacto emocional de ataques a desenvolvedores e pede críticas mais construtivas.
Highguard

O diretor de Baldur’s Gate 3 e CEO da Larian Studios, Swen Vincke, manifestou-se publicamente sobre a forma como críticas negativas são direcionadas a jogos recém-lançados. A declaração ocorre em meio à polêmica envolvendo o jogo Highguard, que recebeu avaliações predominantemente negativas no Steam após seu lançamento.

Em uma série de mensagens publicadas em sua conta no X, Vincke defendeu o respeito ao trabalho criativo, independentemente da qualidade final do produto. “Não gosto de pessoas menosprezando coisas que outros criaram. Colocar algo no mundo torna você vulnerável, e isso por si só merece respeito, mesmo que você não goste da criação“, escreveu o desenvolvedor.

Swen Vincke destacou a fragilidade dos processos criativos e o impacto das críticas agressivas nos desenvolvedores. “As palavras duras causam danos reais. Você não deveria precisar desenvolver calos na alma só porque quer publicar algo”, afirmou. O diretor também lembrou que é “muito mais fácil destruir coisas do que cria-las“.

O desenvolvedor reconheceu que existem diversos jogos dos quais ele não gosta, mas argumentou que é “extremamente raro encontrar um jogo que tenha sido feito sem alguém por trás que realmente se importasse com o que estava criando, colocando uma parte de si mesmo nele“.

Em um comentário adicional, Vincke esclareceu que sua posição não defende desenvolvedores ou publishers que desrespeitam jogadores ou exploram financeiramente seu público. Ele explicou que seu ponto central é sobre o impacto que críticas agressivas podem ter em profissionais criativos.

“O efeito que as palavras têm nessas almas sensíveis não deve ser subestimado. Você não quer que eles percam seu idealismo e amor pelos jogadores“, comentou. Vincke sugeriu que críticas podem ser feitas de maneira construtiva, sem atacar pessoalmente os criadores.

O debate levantado pelo diretor de Baldur’s Gate 3 traz à tona importantes questões sobre a relação entre desenvolvedores, críticos e comunidade, com o desenvolvedor chegando a sugerir um MetaCritic onde os jogadores poderiam avaliar os próprios críticos de jogos.

Fonte: GamesRadar

Gostou? Nos ajude compartilhando!
Postado por
Membro antigo da GameVicio, atuo atualmente como editor no site. Adoro todo tipo de jogo, especialmente com um profundo apreço por jogos com narrativas imersivas. Meu email de contato: [email protected]
Siga em:
VEJA TAMBÉM
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre games e entretenimento diretamente em seu email.
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Gostou? Discordou? Comente! Sua opinião vale ouro e nos ajuda a melhorar cada vez mais!
SELEÇÕES ESPECIAIS
Das pérolas escondidas aos grandes sucessos, confira nossas listas e descubra novos games!
Img de rastreio
Localize algo no site!