A id Software, estúdio responsável pela icônica franquia DOOM, formou oficialmente um sindicato com a Communications Workers of America (CWA), movimento que foi reconhecido pela Microsoft, atual proprietária do estúdio. A decisão marca um importante avanço na organização trabalhista dentro da indústria de games, especialmente após as recentes ondas de demissões no setor.
O novo sindicato da id Software foi estabelecido no formato “wall-to-wall”, significando que inclui todos os profissionais do estúdio – desde programadores e artistas até designers e produtores, sem distinção de departamento ou função. Este modelo abrangente representa um passo significativo para a organização coletiva no desenvolvimento de jogos.
“O esforço de organização wall-to-wall na id Software era muito necessário; é incrivelmente importante que desenvolvedores em toda a indústria se unam para resistir às mudanças unilaterais no local de trabalho que estão sendo impostas por executivos do setor”, declarou Andrew Willis, produtor da id Software e membro do comitê organizador do CWA Local 6215.
Willis ainda destacou que “o sindicato é uma forma de nós, os desenvolvedores, retomarmos o controle da indústria que amamos e garantir que ela entregue produtos de alta qualidade feitos por trabalhadores qualificados que tenham benefícios de saúde e longevidade além dos lucros trimestrais”.
Com esta nova adição, a Microsoft agora conta com quase 4.000 funcionários sindicalizados em suas fileiras. O movimento segue a tendência iniciada em 2023, quando trabalhadores de controle de qualidade (QA) da Microsoft formaram seu primeiro sindicato, também com representação da CWA.
“Estou muito orgulhosa de fazer parte desse esforço para organizar nosso estúdio e ter voz nas decisões que afetam diretamente a mim e aos meus colegas”, afirmou Caroline Pierrot, artista sênior de efeitos visuais da id Software e membro do comitê organizador. “Em uma indústria que se mostrou muito instável nos últimos anos, mais sindicatos significam mais poder para os trabalhadores e uma chance real de moldar o futuro do setor para melhor”.
Em paralelo a este anúncio, membros do sindicato United Videogame Workers (também afiliado à CWA) realizaram uma manifestação em frente à cerimônia do The Game Awards na última noite. O protesto chamou atenção para os jogos cancelados, fechamentos de estúdios e demissões em massa que afetaram o setor recentemente.
Vale lembrar que, em maio deste ano, a CWA negociou um novo contrato com a equipe da ZeniMax Media na Microsoft, estabelecendo o que foi descrito como “novos padrões para a indústria”.
Fonte: Eurogamer
