72% dos desenvolvedores consideram o Steam como um monopólio no mercado de jogos para PC

Mais da metade dos estúdios entrevistados estão preocupados com o nível de dependência em uma única plataforma.

Um novo estudo publicado pela plataforma Rokky, a qua ouviu 306 executivos de estúdios de jogos, revelou que a maioria considera a plataforma da Valve como detentora de um monopólio no setor. O etsudo intitulado “The State of PC Game Distribution” (O Estado da Distribuição de Jogos para PC) aponta que, embora existam alternativas, há argumentos sólidos para classificar a Steam como um “monopólio efetivo”.

Dos entrevistados, 72% consideram a Steam um monopólio e 53% se mostram preocupados em ter que depender de uma única plataforma. Essa preocupação é fortalecida pelo fato de que 88% dos estúdios disseram que mais de 75% das suas receitas vêm da loja da Valve.

A pesquisa detalha que apenas 48% dos desenvolvedores já distribuíram jogos na Epic Games Store. Os números são ainda mais baixos para outras plataformas, com apenas 10% utilizando a GOG e 8% a itch.io. Esses dados reforçam a concentração do mercado nas mãos da Steam.

Para 40% dos desenvolvedores, o maior desafio atualmente em vender um jogo no PC é a concorrência com os jogos free-to-play. Outros pontos citados  foram a saturação do mercado (35%) e as dificuldades em ser descoberto pelo algoritmo (33%).

Conforme destacado por Mat Piscatella, executivo sênior da Circana, e pela própria Rokky: “Plataformas como GOG, itch.io e Epic Games Store oferecem alternativas para distribuição de jogos para PC, mas há um bom argumento para considerar que a Steam existe como um monopólio efetivo.”

 

Banner promocional da Steam com logotipo branco centralizado sobre mosaico de capas de jogos em tons de azul e cinza.

O estudo também revela uma percepção preocupante entre desenvolvedores sobre canais alternativos de distribuição. Quase um quarto dos entrevistados vê marketplaces e lojas digitais como Humble Bundle e Fanatical como parte do “mercado cinzento”, associando-os à perda de controle e redução de receita. No entanto, a Rokky argumenta que essa visão pode ser equivocada.

“A falta de clareza sobre o que constitui o mercado cinzento – e os erros que podem desencadear suas forças – pode sinalizar uma oportunidade perdida para muitos desenvolvedores de jogos para PC”, afirma o relatório. “Se desenvolvedores evitam e-stores e marketplaces por acreditarem que eles próprios constituem o mercado cinzento, então oportunidades de receita são perdidas.”

Muitos desenvolvedores temem que, ao utilizar essas plataformas alternativas, inevitavelmente verão algumas chaves de jogos caírem nas mãos de vendedores do mercado cinzento, expondo-os a riscos como manipulação de preços regionais. 

Fonte: Rokky / Game Industry

Gostou? Nos ajude compartilhando!
Postado por
Membro antigo da GameVicio, atuo atualmente como editor no site. Adoro todo tipo de jogo, especialmente com um profundo apreço por jogos com narrativas imersivas. Meu email de contato: [email protected]
Siga em:
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre games e entretenimento diretamente em seu email.
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Gostou? Discordou? Comente! Sua opinião vale ouro e nos ajuda a melhorar cada vez mais!
Img de rastreio
Localize algo no site!