A People Can Fly está atualmente trabalhando em diversos projetos em parceria com várias editoras. No entanto, parece que nem todos eles chegarão a ver a luz do dia.
O estúdio acaba de anunciar a suspensão do desenvolvimento dos projetos Gemini e Bifrost. Além disso, passará por uma redução de pessoal, com mais de 60 demissões.
O motivo está relacionado à parceria com a Square Enix para o projeto Gemini, que não avançou como esperado. A Square não apresentou um novo contrato após o término do anterior. O processo foi pausado devido à falta de comunicação da editora sobre o futuro do projeto.
“A suspensão do projeto Gemini é consequência do fato de que a Editora não nos apresentou um esboço do aditivo subsequente ao Contrato de Publicação, contendo os termos e condições dos próximos marcos do projeto Gemini, além da falta de comunicação por parte da Editora quanto à sua disposição de continuar ou encerrar o projeto Gemini.”
Embora os detalhes do projeto não sejam públicos, é muito possível que ele estivesse relacionado a Outriders, o primeiro título desenvolvido em parceria entre a People Can Fly e a Square Enix.
Já Bifrost seria um projeto independente, publicado pelo próprio estúdio. Com o acordo não renovado com a Square Enix, a People Can Fly não teve os fundos necessários para continuar o desenvolvimento desse projeto.
“A tomada da decisão acima está relacionada à ausência da celebração de um novo contrato de prestação de serviços referente ao contrato de produção e publicação do projeto Gemini, realizado para a Square Enix, e à análise dos fluxos de caixa do Grupo realizada em consequência desse evento, que demonstrou a falta de perspectivas para garantir os recursos organizacionais e financeiros para o financiamento contínuo da produção e do lançamento do projeto Bifrost.”
Atualmente a People Can Fly está desenvolvendo Gears of War: E-Day junto da The Coalition e trabalhando em um novo jogo em parceria com a Sony baseado em uma franquia existente do PlayStation.
Important update from Sebastian Wojciechowski, CEO. pic.twitter.com/RoBHnqnx5N
— People Can Fly (@PCFPeopleCanFly) June 1, 2025