Spins-off geralmente são vistos apenas como complementos, explorando um outro lado de um universo popular. No entanto, alguns casos acabam supreendendo, com esses derivados conquistando um público amior que a série principal. Neste artigo, relembramos alguns casos nos games em que o spin-off deixou a sombra do original e se tornou o mais popular.
Persona (Shin Megami Tensei)
A série Shin Megami Tensei sempre contou com uma base de fãs dedicada, mas foi com Persona que a Atlus levou a franquia a um novo patamar. No Ocidente, os primeiros títulos foram lançados sob o nome Shin Megami Tensei: Persona, para aproveitar o reconhecimento da marca. No entanto, com o tempo, Persona se destacou tanto que o subtítulo foi abandonado, consolidando sua própria identidade.
Seja por sua abordagem mais acessível ou pela inclusão de elementos sociais e de romance, Persona superou facilmente as vendas de qualquer título da franquia principal. Isso também se refletiu na quantidade de lançamentos: enquanto SMT continua com lançamentos mais espaçados, Persona se expandiu em diversas direções.
Mario Kart / Super Smash Bros. (Super Mario)
Mario é, sem dúvidas, um ícone dos videogames, e seus jogos de plataforma continuam sendo adorados pelos fãs — sejam em 2D ou 3D. No entanto, é inegável que seus spin-offs acabaram se tornando ainda mais populares.
Tanto Mario Kart quanto Super Smash Bros. se tornaram duas das franquias mais bem-sucedidas da Nintendo. O mais recente Mario Kart já ultrapassou 60 milhões de cópias vendidas — uma marca alcançada por pouquíssimos jogos na história. Atualmente, ambos os spin-offs possuem um apelo consideravelmente maior do que Super Mario Bros..
Curiosamente, vale lembrar que o próprio Mario surgiu como um personagem secundário em Donkey Kong, o que, de certa forma, faz dele um spin-off também.
Forza Horizon (Forza Motorsport)
Durante muito tempo, Forza Motorsport foi não apenas a principal série de corrida da Microsoft, mas uma referência no gênero como um todo. No entanto, a chegada de Forza Horizon trouxe uma abordagem mais descontraída e acabou superando seu antecessor.
Forza Horizon apostou em uma jogabilidade mais arcade, acessível ao público em geral. Seus mapas de mundo aberto com cenários vibrantes conquistaram os jogadores, tornando-se um sucesso tanto de crítica quanto de vendas — superando, inclusive, a série principal.
Nier (Drakengard)
Drakengard era uma série conhecida por sua proposta única e temática pesada, mas nunca chegou a conquistar um grande público. Tudo mudou quando recebeu uma segunda com o seu spin-off Nier.
O primeiro NieR apresentou um universo único, derivado de um dos finais de Drakengard, e foi melhor recebido do que seus predecessor. No entanto, foi com NieR: Automata que a franquia realmente se consolidou, ultrapassando 9 milhões de cópias vendidas e se tornando um fenômeno.
The Sims (SimCity)
SimCity, o clássico simulador de cidades da Maxis, estreou em 1989 e conquistou os jogadores de PC. Porém, com o lançamento de The Sims, o estúdio atingiu um novo patamar de sucesso.
Ao focar na vida dos personagens em vez da construção de cidades, The Sims rapidamente se tornou uma das principais franquias da EA. O sucesso é tão duradouro que The Sims 4 segue ativo até hoje, recebendo atualizações e expansões constantemente.
Apex Legends – Titanfall
Algo que talvez muitos não saibam é que Apex Legends, o popular Battle Royale da Respawn, é um spin-off de Titanfall. Ambos os jogos se passam dentro do mesmo universo criado pelo estúdio.
O contraste entre as duas franquias é gigante. Enquanto Apex Legends se tornou um sucesso global, estando entre os jogos multiplayer mais populares, Titanfall caiu no esquecimento, com seu jogo mais recente tendo até mesmo sido cancelado.
E você, conhece alguma outra franquia em que o spin-off acabou se tornando mais popular que a série principal? Conta pra gente abaixo!