O console PlayStation 5 Pro está disponível no mercado desde o ano passado com a promessa de ser uma versão mais poderosa em hardware, podendo rodar os jogos com melhor resolução e taxa de quadros e até suporte para RT.
Desde que foi anunciado, o PlayStation 5 Pro já se meteu em inúmeras polêmicas, principalmente por seu preço bem alto, que irritou até mesmo o pessoal de fora, enquanto no Brasil o preço também é assustador.
O portal TechInsights compartilhou um artigo sobre a desmontagem do PS5 Pro, que é equipado com um processador personalizado Sony CXD90072GG, baseado na arquitetura AMD Zen 2 CPU e RDNA 3.0 GPU.
Leia Mais
Curiosamente, o portal acabou chegando em um resultado estimado que o custo total de materiais do PlayStation 5 Pro é apenas 2% superior ao do PS5 original. No entanto, o preço de varejo do PS5 Pro é significativamente mais alto.
Nos EUA, o PlayStation 5 Pro é vendido por US$ 699. Para efeito de comparação, o PS5 padrão custa US$ 399, o que é aproximadamente 40% mais barato. No Brasil, o PS5 Pro custa 6 mil, enquanto o padrão pode ser achado por 3,2 mil.
Custo do PS5 Pro
O PS5 Pro traz um novo processador Sony/AMD (RDNA 3.0) que custa menos que o do PS5 original, representando 18,52% do custo total do hardware. A memória (GDDR6, DDR5 e armazenamento de 2 TB) representa 35% dos custos.
O console tem conectividade superior (Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.1) e usa carcaça de ABS mais barata, embora o custo total de componentes não eletrônicos seja maior. No geral, o PS5 Pro custa cerca de 2% a mais que o PS5 padrão para ser fabricado.
Fonte: TechInsights e TechInsights