“Isso não é o que prometemos“: casos em que trailers enganaram completamente os fãs

Relembramos os casos mais marcantes de downgrade e propaganda enganosa nos games.

Poucas coisas empolgam tanto os jogadores quanto um bom trailer de anúncio. A promessa de gráficos incríveis e uma gameplay imersiva é o suficiente para criar um hype imenso na comunidade. No entanto, nem sempre os jogos entregaram aquilo que foi prometido. Neste artigo, relembramos alguns dos casos mais marcantes de jogos cujo resultado final ficou muito aquém do que foi prometido nos trailers.

No Man’s Sky

Quando No Man’s Sky foi revelado, parecia um jogo revolucionário. O trailer prometia um vasto universo explorável, com planetas únicos repletos de fauna e flora geradas proceduralmente — tudo isso podendo ser explorado junto com amigos.

Mas, no lançamento, o jogo estava muito aquém das expectativas. Para começar, o multiplayer sequer existia. A diversidade de criaturas também decepcionou, com modelos simples e repetitivos, bem diferentes do que havia sido mostrado.

Justamente criticado pela comunidade, o título passou por uma reviravolta rara: anos de atualizações transformaram No Man’s Sky em um jogo muito mais próximo do que foi prometido originalmente.

Aliens: Colonial Marines

Alien é uma franquia clássica adorada por muitos jogadores, e quando parecia que ia ganhar uma grande adaptação para os games, os fãs sem dúvidas ficaram entusiasmados. Com o seu trailer inicial apresentando gráficos de alta qualidade e uma IA de ponta, o hype foi instantâneo.

No entanto, em seu lançamento, o jogo acabou virando motivo de piadas. Além dos gráficos estarem longe daqueles apresentados inicialmente, a inteligência artificial dos inimigos era tão ruim que beirava o cômico.

As críticas foram severas, culminando até mesmo em processos por propaganda enganosa. Surgiram até acusações de que a Gearbox desviou recursos da SEGA, originalmente destinados ao jogo, para investir na franquia Borderlands.

Dead Island

Diferente de outros títulos desta lista, Dead Island não iludiu os jogadores com gráficos ou promessas técnicas, mas sim com a promessa de uma suposta profundidade emocional.

O trailer de revelação de Dead Island mostrava uma emocionante história de uma família sendo atacada por zumbis, com narrativa apresentada em ordem reversa. Era emocionante, impactante e sugeria uma abordagem mais dramática do apocalipse zumbi.

O jogo, no entanto, era bem diferente: um hack and slash focado em ação frenética e violência exagerada, sem qualquer profundidade narrativa.

Killzone 2

Com a chega do PS3, a Sony e a Guerrilla impressionaram a todos com o trailer de Killzone 2, mostrando um salto gráfico gigantesco, com visuais que deixaram todos os jogadores de queixo caído.

O gráfico final de Killzone 2 era sem dúvidas bonito, mas estava longe daquele trailer apresentado inicialmente. O nível de detalhamento, iluminação e modelagem não se mantiveram no produto final.

Posteriormente, o estúdio admitiu que o trailer era apenas uma “demonstração de conceito”, criado para mostrar o pode do PS3 e ilustrar a visão da equipe, e que não deveria ter sido divulgado como material promocional.

Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077 foi, sem dúvidas, um dos jogos mais aguardados da história. Cada novo trailer aumentava o hype, prometendo um mundo aberto vivo, com liberdade imensa e narrativa profunda.

A história todos conhecemos, muitas mecânicas apresentadas nos trailers não existiam no jogo final, sem contar a forma quebrada que foi lançado, repleto de bugs e problemas de performance. Nas plataformas da geração anterior, era praticamente injogável.

Provavelmente dificilmente veremos outro jogo ter uma repercussão tão negativa quanto Cyberpunk 2077 deixou em seu lançamento. O impacto negativo foi tão grande que a Sony chegou a remover o título da PSN. Apesar disso, o jogo foi bastante aprimorado com o tempo, e sua expansão foi amplamente elogiada. Mesmo assim, o lançamento desastroso deixou uma mancha na reputação da CD Projekt.

Anthem

Após anos produzindo RPGs single-player, a BioWare tentou entrar no mercado de jogos como serviço com Anthem. Seu trailer inicial impressionava: visuais de ponta, combate dinâmico e um mundo vibrante.

Infelizmente o jogo não entregou o que prometeu. Os gráficos passaram por um downgrade drástico daquilo apresentado no trailer, e seu mundo era muito mais vazio do que o que a BioWare havia prometido.

O jogo acabou sendo um grande fracasso, e mesmo com a equipe tentando recuperar o projeto com grandes melhorias, a EA acabou desistindo da ideia e cancelando o suporte ao jogo.

Watch Dogs

O anúncio do primeiro Watch Dogs foi sem dúvidas um dos mais impressionantes que já vimos até hoje. A Ubisoft apresentou aos jogadores uma franquia inédita, a qual trazia um robusto sistema de hacking, com visuais impressionantes para a época.

Ao chegar na mão dos jogadores, foi descoberto que a realidade estava bem longe do prometido. Os gráficos haviam sido severamente reduzidos, e o gameplay não era tão refinado quanto sugerido nos trailers.

Esse caso contribuiu fortemente para a fama da Ubisoft de realizar “downgrades gráficos”, algo que passou a ser discutido com frequência pela comunidade.

Menções especiais de outros jogos da Ubisoft:

The Division

Rainbow Six Siege

E você, conhece outro jogo que não entregou o que o trailer prometia? Conta pra gente abaixo!

Gostou? Nos ajude compartilhando!
Postado por
Membro antigo da GameVicio, atuo atualmente como editor no site. Adoro todo tipo de jogo, especialmente com um profundo apreço por jogos com narrativas imersivas.
Siga em:
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Gostou? Discordou? Comente! Sua opinião vale ouro e nos ajuda a melhorar cada vez mais!
Img de rastreio
Localize algo no site!