Estrela de Horizon e The Last of Us alerta sobre IA substituindo atores em jogos

Ashly Burch, conhecida por dublar Aloy em Horizon e Mel em The Last of Us Part II, expressa preocupação com o uso de IA.

Ashly Burch teme que papéis menores sejam substituídos por IA

A inteligência artificial (IA) chegou para ficar e está crescendo rapidamente, com grandes empresas investindo milhões e até bilhões nessa tecnologia, como o próprio Google, que recentemente revelou o Veo 3, capaz de criar vídeos realistas/naturais e com áudio.

Como não seria estranho, a inteligência artificial (IA) também já está na indústria de jogos, com várias empresas adotando a mesma (IA) para agilizar o desenvolvimento e reduzir os custos de desenvolvimento, mas essa prática não é nada positiva, principalmente para os atores.

Ashly Burch, conhecida por dublar Aloy em Horizon e Mel em The Last of Us Part II, expressa preocupação com o uso de IA para substituir atores em papéis menores nos jogos. Ela teme que desenvolvedores optem por IA para dublar NPCs e personagens com poucas falas.

IA Horizon
Ashly Burch

“Tenho medo de que alguns desenvolvedores tentem usar IA para substituir atores em papéis nos quais eu ganhei experiência ao longo da minha carreira”, diz Burch, acrescentando que, no momento, ela ficaria “muito surpresa” e “horrorizada” ao ver “um jogo de mundo aberto inteiro em que todos os personagens fossem feitos por IA.”

Papéis menores, como NPCs, são essenciais para atores iniciantes ganharem experiência, e o uso de IA pode limitar essas oportunidades. Em outras palavras, adotar a IA tornaria ainda mais difícil para talentos iniciantes conseguirem espaço em uma indústria já extremamente competitiva.

“Acho que existe, sim, um risco em relação aos NPCs nesses mundos ou, sabe, personagens de jogos multiplayer que fazem chamadas, tipo aquelas falas mais simples e com menos sessões de gravação, que não são tão carregadas de narrativa”, disse Burch. “Consigo imaginar um cenário em que um desenvolvedor pense: ‘ah, vamos deixar a IA fazer isso mesmo…’ Se a gente começar a cortar tantos desses papéis que os atores mais jovens precisam para ganhar experiência e se desenvolver, vamos acabar perdendo a próxima geração de grandes talentos.”

Ashly Burch participa da greve da SAG-AFTRA, que busca proteções contra o uso não autorizado de performances de atores por IA generativa.

Fonte: Games Radar

Gostou? Nos ajude compartilhando!
Postado por
Sou do tipo que adora assistir algo antes de dormir e perder horas em jogos duvidosos no fim de semana. Me segue lá no Twitter/X.
Siga em:
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Gostou? Discordou? Comente! Sua opinião vale ouro e nos ajuda a melhorar cada vez mais!
Img de rastreio
Localize algo no site!