5 games “mortos” que têm uma base fiel em 2025

Eles saíram dos holofotes, mas seguem vivos no coração dos fãs.

Enquanto boa parte dos jogadores e mídia especializada estão esperando pelo maior lançamento de todos os tempos, que é GTA VI, uma parcela bem pequena da comunidade ainda se aventura por jogos que podem ser considerados mortos.

Para muitos jogadores, os verdadeiros tesouros estão nos jogos antigos, aqueles que os desenvolvedores abandonaram ou que perderam o brilho do público mainstream.

Esses jogos, muitas vezes chamados de mortos, continuam vivos graças a comunidades apaixonadas que criam mods, organizam eventos e mantêm servidores ativos. Que tal então comentar um pouco sobre eles?

Leia Também:

  1. Headsets Gamer com ótimo custo-benefício: 7 opções por menos de R$250
  2. 6 controles Bluetooth com ótimo custo-benefício por menos de R$150

Team Fortress 2

savetf2-comunidade-de-team-fortress-2-exige-que-a-valve-salve-o-jogo-108659.webp

Team Fortress 2 é um clássico título da Valve que está disponível no mercado desde 2007, mas infelizmente o jogo acabou sendo abandonado pela empresa e quase não recebe atualizações significativas, perdendo parte de seu apelo mainstream.

Por outro lado, Team Fortress 2 segue firme e forte, enquanto a comunidade é uma das mais ativas no Steam. Além disso, os fãs criam mapas, mods e eventos, mantendo o jogo fresco.

Garry’s Mod

guinness-world-records-reconhece-garry-s-mod-como-o-exclusivo-para-pc-mais-vendido-de-todos-os-tempos-113659.webp

Garry’s Mod é um clássico com quase 20 anos nas costas que não tem o apelo de lançamentos recentes. No entanto, Garry’s Mod é mais do que um jogo/plataforma, e sim um playground criativo onde jogadores criam desde cidades até modos de jogo.

A comunidade mantém milhares de servidores ativos e desenvolve mods constantemente, garantindo uma experiência sempre nova. Para quem procura liberdade e diversão, Garry’s Mod é ideal.

Old School Runescape

old-school-runescape-124750.webp

Sob o nome de Old School Runescape, temos aqui um jogo baseado em uma versão antiga do Runescape. Essa versão Old é básica, apresentando gráficos e jogabilidade simples, fator que afasta a maioria dos jogadores mais novos.

A comunidade de Old School Runescape (bem pequena por sinal) é conhecida por sua dedicação, organizando eventos como torneios e muito mais. Ainda este ano 2025, vários jogadores estão explorando Gielinor.

Ultima Online Forever

ultima-online-forever-124751.webp

Com sua versão original lançada em 1997, Ultima Online Forever é um jogo feito para os verdadeiros fãs deste clássico. Ultima Online Forever que recebe todo cuidado e paixão, sendo uma versão independente que busca manter a nostalgia viva.

Ultima Online Forever tem como objetivo recriar a experiência clássica do MMO pioneiro. Os jogadores constroem cidades, lutam contra monstros ou se tornam bandidos em um mundo aberto sem restrições.

EverQuest

everquest-124752.webp

Com mais de 25 anos, EverQuest não compete com MMOs modernos em gráficos ou acessibilidade, mas ainda tem sua base fiel de jogadores. O título é conhecido por sua complexidade e narrativa rica.

A comunidade, uma das mais antigas do gênero, continua ativa com jogadores que retornam por nostalgia ou para explorar o jogo. Bots e servidores de progressão ajudam novos jogadores, enquanto veteranos organizam raids épicas.

Bônus — Mu Online com servidor privado

mu-online-124793.webp

Disponível no mercado desde 2001, Mu Online é um clássico que lembra bastante Diablo. A versão original e global do jogo segue funcionando até hoje pela Webzen, mas o título tem uma certa fama de ser pay-to-win.

Por isto, uma alternativa encontrada pelos jogadores, principalmente brasileiros, é jogar em servidores privados. Por exemplo, o servidor, maior e talvez mais popular no Brasil é MuAwaY, que conta com uma comunidade bem ativa e com muitos jogadores diários. Ele até mesmo tem uma versão mobile.

Bônus 2 — Counter-Strike 1.6

cs-1-6-esta-recebendo-um-remake-completo-e-autonomo-121331.webp

Considerado por muitos como o ‘pai dos jogos de tiro competitivos’, Counter-Strike 1.6 não recebe mais suporte da Valve por motivos óbvios (a empresa está focada com CS2), mas para a comunidade, o jogo está bem vivo.

Counter-Strike 1.6 talvez seja o jogo que mais recebeu conteúdo feito pela comunidade. Há uma infinidade de mods de todos os tipos que você pode imaginar, seja o modo zombie plague ou literalmente soltar pipa.

Você ainda joga algum game ‘morto’ que não sai do seu coração? Conte pra gente nos comentários!

Gostou? Nos ajude compartilhando!
Postado por
Sou do tipo que adora assistir algo antes de dormir e perder horas em jogos duvidosos no fim de semana. Me segue lá no Twitter/X.
Siga em:
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Gostou? Discordou? Comente! Sua opinião vale ouro e nos ajuda a melhorar cada vez mais!
Img de rastreio
Localize algo no site!