Seriam os gráficos da atual geração decepcionantes?
Uma crítica muito comum nesta geração é o fato de que tivemos um salto gráfico pequeno, com alguns até mesmo chegando a afirmar que os visuais de alguns jogos estariam piores. Agora o conhecido canal Digital Foundry comentou um pouco a respeito do assunto.
De acordo com o canal, os estúdios tem se esforçado para melhorar o visual de formas diferentes, o que por consequência acaba tendo um custo para o hardware e não apresentando um salto tão perceptível.
Para os apresentadores, estamos em uma época de transição de tecnologia, como quando o 3D foi introduzido nos jogos. A fase atual é a de geração de conteúdo de alta qualidade gerado em tempo real, o que vêm dificultando a programação.
QncwZjZKMDhyMms=
Um dos principais aspectos é a iluminação em tempo real, conhecida como Ray Tracing. Embora traga uma maior flexibilidade na hora de criar iluminação, especialmente para cenas em movimento, isso acaba criando desafios no desenvolvimento.
O portal usa Uncharted 4 como exemplo, o qual afirmam que possui uma iluminação fantástica, mas sendo tudo pré-calculado. O objetivo atual é alcançar esse mesmo nível de fidelidade, mas em tempo real.
Ainda existe o problema de alguns jogos que acabam usando tecnologias de forma desnecessária, como técnicas de reconstrução de imagem, não balanceando bem a visão artística com o avanço técnico, causando problemas de ruído na imagem e afetando sua qualidade.
Além disso, os jogadores vem pedindo por um maior foco em física e interação, o que também possui um impacto notável sobre o visual. O canal usa The Order 1886 como exemplo de como a busca pelo realismo pode acabar limitando o jogo.
De acordo com o canal, algumas comparações de jogos antigos com atuais é como comparar "maçã com laranja", não sendo games com o mesmo objetivo e buscando usar a tecnologia de forma diferente.
Ainda há a questão de mão de obra e orçamento. Como a Digital Foundry comenta, poucos estúdios podem se comparar à Rockstar nesses aspectos, o que significa que se torna injusto comparar até mesmo jogos atuais com Red Dead Redemption 2.
Por fim, ainda citam o problema dos canais que se aproveitam de conteúdo negativo. Muito em volta do assunto é ampliado por YouTubers fazendo a situação parecer bem pior do que realmente é, apenas para ganhar mais cliques.