Desenvolvedores criticam Microsoft por sua Inteligência Artificial para games
A Microsoft hoje anunciou Muse, uma Inteligência Artificial generativa capaz de criar gameplay. Apesar das possibilidades oferecidas, com a empresa afirmando que ajudaria os estúdios na hora do desenvolvimento, nem todos se agradaram da ideia.
David Goldfarb, fundador do estúdio por trás do jogo Metal: Hellsinger, foi às redes sociais fazer duras críticas para a Microsoft. Em seus comentários, o desenvolvedor afirmou que esse tipo de conteúdo acaba prejudicando a indústria de jogos.
O principal problema é que estamos perdendo a arte. Quando dependemos deste tipo de coisa estamos fortalecendo a classe de pessoas que são donas dessas ferramentas e não dão a mínima para a forma que remodelam nossas vidas.
David não foi o único a criticar a ferramenta. Em conversa com o portal Wired, um outro desenvolvedor, o qual preferiu manter o anonimato, afirmou que esse é o tipo de coisa que os desenvolvedores não estão pedindo e é feito em segredo pela repercussão negativa.
Por fim, outro desenvolvedor anônimo afirmou que a tecnologia não foi feita para os estúdios, mas sim para os acionistas, para a Microsoft poder mostrar para eles que ainda aposta forte nesse mercado.
Parece-me que o verdadeiro alvo desse modelo não são os desenvolvedores de jogos, mas os acionistas, para mostrar que a Microsoft está totalmente envolvida com a IA, embora ainda não entregou um produto sequer que alguém queira.
Apesar disso, a Microsoft afirma que conversou com 27 desenvolvedores do mundo todo, os quais apoiaram a ideia e deram suporte ao seu desenvolvimento.