Por que os jogos custam tanto para serem desenvolvidos?
O custo de desenvolvimento de jogos tem ficado cada vez maior, chegando a valores astronômicos. Um recente documento revelou que a Activision já chegou a gastar mais de $700 milhões de dólares em um único título da franquia Call of Duty. Qual seria o motivo desses custos gigantescos?
É claro, os jogos tem ficado cada vez maiores e tecnicamente avançados, o que acaba acarretando em custos maiores. No entanto, parece haver uma questão mais profunda sobre esse assunto. A maior parte dos custos de desenvolvimento de jogos se destina aos salários dos desenvolvedores, é o que afirma Jason Schreier em uma recente postagem no portal Bloomberg.
Pegando Los Angeles como exemplo, que é uma cidade com alto custo de vida, o salário de um desenvolvedor de jogo na região pode variar de $15 a $20 mil dólares por mês. Agora imagine pagar isso para cada um dos desenvolvedores de um estúdio.
Um estúdio médio hoje em dia pode chegar facilmente a 100 funcionários, o que equivale a $18 milhões de dólares por ano apenas com salários. Em estúdios maiores, os quais chegam até 300 funcionários, esse valor pode se transformar em $72 milhões de dólares por ano.
Com isso entra o segundo problema: o longo tempo de desenvolvimento dos jogos. Com jogos levando 4 anos ou mais para serem desenvolvidos, significa pagar esses salários durante todo esse período.
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Em Call of Duty, a Activision já revelou que há mais de 3.000 pessoas no total trabalhando na franquia toda para manter um ciclo anual de desenvolvimento. Isso explica os recentes valores apresentados para o desenvolvimento da série.
Outro grande problema presente na indústria é a falta de um gerenciamento coeso, comenta Jason. Muitas lideranças acabam tomando decisões de seguir tendências que estão na moda e nem sempre acabam dando certo.
Um bom exemplo é colocar estúdios experientes em jogos single-player para trabalhar em um multiplayer. Não só existe o risco do jogo decepcionar os fãs e acabar fracassando, como também exige um tempo maior gasto no treinamento dos funcionários não acostumados com esse tipo de design, criando um fluxo de trabalho ineficiente.
Esse problema no fluxo de trabalho se estende muito além disso, com vários funcionários não tendo o que fazer enquanto as ferramentas necessárias não estão prontas ou a equipe ter que alterar o rumo completo do projeto porque os líderes mudaram de ideia.
De acordo com Jason, é normal alguns funcionários ficarem certos períodos sem nada para fazer no trabalho enquanto aguardam seus colegas terminarem algum design que é necessário primeiro.
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No final das contas, os gráficos realistas são apenas uma parte do motivo de termos jogos custando tão caro, com outras questões possuindo ainda mais peso no assunto. Seja as dificuldades enfrentadas ou o escopo dos jogos que exigem designs maiores, há muitos fatores que aumentam o tempo de desenvolvimento e consequentemente o salário necessário para a equipe.
Basta ver os números da indústria para ver como esses gastos estão fora de controle. De acordo com documentos da Sony, Horizon Forbidden West custou US$ 212 milhões, enquanto Marvel's Spider-Man 2 chegou a US$ 315 milhões. Ambos os jogos passaram anos em desenvolvimento.
Considerando esses fatores, não é de se estranhar que cada vez mais estúdios optem por não arriscar em coisas novas, preferindo focar em grandes sequências ou uso de IPs conhecidas. Até mesmo franquias novas costumam ficar na zona de conforto e apenas repetir o que o estúdio já dominou.