O que esperar do Nintendo Switch 2? Confira os principais rumores até o momento
Com o Switch se aproximando dos 8 anos de vida, a expectativa é que a Nintendo revele oficialmente o seu sucessor durante os próximos meses. E como era de se esperar, os rumores a respeito do novo hardware estão bombando na internet.
Ainda ontem noticiamos o vazamento dos possíveis joy-cons e case do Nintendo Switch 2, dando uma leve ideia do que podemos esperar do próximo console da Nintendo. Enquanto aguardamos o anúncio oficial, confira os principais vazamentos até agora!
Controles com Imãs e Tela Maior
O recente vazamento dos joy-cons apresentaram uma trava de imãs para o controle, usado para fixar ao console. Além disso, um botão de destrave está presente, possivelmente para desconectar o controle.
Ao que tudo indica, os analógicos do Joy-Con ainda devem contar com a presença de uma nova tecnologia. Ao utilizar analógicos hall effect, a Nintendo estaria procurando evitar que aconteça os tão temidos drift, algo que afetou muitos usuários do Switch.
O case de proteção vazado também dá dicas do tamanho da tela, sugerindo ser maior do que a do Switch padrão, se assemelhando a do PS Portal.
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTE4L25pbnRlbmRvLXN3aXRjaC0yLTExNzExNy53ZWJw
Especificações
Assim como o Switch, a Nintendo deverá manter um chip da NVIDIA no seu próximo console. Isso o dará uma vantagem muito boa graças ao uso do DLSS, a melhor tecnologia de upscaling disponível atualmente no mercado.
Os rumores indicam que teremos um chip customizado da NVIDIA, 8GB LPDDR5 RAM e suporte ao DLSS 2. Já o seu armazenamento alguns mencionam um espaço de 64GB eMMC, enquanto outros rumores vão até 512GB. Por fim, a tela deverá ser de 8 polegadas, contra as 6.2 e 7 polegadas do Switch e Switch Oled, respectivamente.
Em emails internos, a editora Activision Blizzard afirmou que o Switch 2 deverá ter um pode semelhante ao PS4 e Xbox One, embora o uso do DLSS deva dar um gás a mais para o console.
Embora espera-se que o Switch 2 mantenha uma tela OLED, reportagens do portal VGC indicam que a Nintendo pode optar por voltar a uma tela LCD a fim de cortar custos de produção. Ao menos a bateria deverá contar com uma duração maior.
Data de Anúncio e Lançamento
Rumores indicam que o console deverá ser revelado ainda neste ano fiscal, o qual encerra em março de 2025. A expectativa dos analistas de mercado é que o anúncio aconteça entre janeiro e fevereiro, enquanto o lançamento do console deve acontecer entre maio e junho.
De acordo com os jornalistas, o lançamento do Switch 2 acontecerá um pouco mais tarde do que o previsto por dois motivos. O primeiro seria para garantir que o console chegue ao mercado com uma lineup de lançamentos forte para atrair o público.
Já o segundo motivo seria que a empresa japonesa espera garantir que tenha produzido unidades o suficiente do console para atender a alta demanda prevista, evitando problemas de estoque que outros consoles tiveram nos últimos anos.
Embora ainda não tenha uma data definida, o jornalista Christopher Dring do portal GamesIndustry afirma que nenhum desenvolvedor da indústria espera que o Switch 2 chegue ao mercado antes de março de 2025.
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTE4LzExNzIxNS53ZWJw
Retrocompatibilidade
Saindo um pouco dos rumores, a própria Nintendo já confirmou que o novo console rodará os jogos de Switch. O objetivo é que os jogadores possam manter sua biblioteca de jogos ao atualizarem para o novo hardware.
Além disso, o sistema Nintendo Switch Online também continuará recebendo suporte, permitindo que os usuários joguem online e recebam mensalmente jogos de consoles clássicos da empresa.
Preço
O preço é sem dúvidas um dos pontos que os fãs estão mais curiosos para descobrir. Esse é um aspecto que a maioria dos rumores estão de acordo: o console deve chegar por um valor entre $400 a $450 dólares.
Atualmente o preço cobrado pelo Switch OLED é de $350 dólares, então significa que devemos ver um leve aumento para o console de próxima geração da Nintendo. A expectativa é que chegue acima dos R$ 3.000 no Brasil
Ao que tudo sugere, com o Switch 2 a Nintendo focará em um upgrade em relação ao seu antecessor ao invés de apostar em um formato totalmente novo como costumava fazer.