Japão usará IA para combater a pirataria de animes e mangás
A pirataria de animes e mangás é um grande problema que a indústria vem enfrentando, chegando a causar prejuízos na casa dos bilhões. Para lidar com isso, o Japão decidiu adotar uma nova estratégia, a qual terá como objetivo detectar a distribuição de conteúdos ilegais na internet de forma automatizada.
Ao invés dos conteúdos piratas continuarem a sendo detectados manualmente pelo órgão responsável, o governo Japonês agora irá utilizar uma Inteligência Artificial para detectar sites com tais conteúdos distribuídos de forma ilegal.
- Leia Também:
- Call of Duty: Black Ops 6 ficará gratuito para ser jogado no PC, PlayStation e Xbox
- Kingdom Come: Deliverance II será lançado uma semana antes
A IA está sendo treinada para identificar textos e imagens conectados com conteúdos piratas. O motivo de adotarem essa estratégia se deve ao alto nível de animes e mangás piratas na internet, com mais de mil sites oferecendo nos mais diversos idiomas, se tornando inviável fazer de forma manual.
A agência cultural está investindo 300 milhões de ienes (cerca de R$ 12 milhões em conversão direta) para alcançar esse objetivo. A expectativa é que a IA ajude a aumentar a proteção de direitos autorais.
Essa indústria é de grande importância para o Japão, sendo uma fonte de renda significativa do país. Caso essa automação de detecção de conteúdo ilegal seja um sucesso, o governo espera aplicar também em outros setores como cinema e música.
O esforço do Japão apenas mostra a importância desse setor para o país, possuindo uma grande força cultural.