7 jogos com final aberto que provavelmente nunca irão finalizar suas histórias
Encerar um jogo com um final aberto é uma tática comum para permitir que os desenvolvedores possam dar continuidade à franquia sem precisar criar uma história do zero. No entanto, isso nem sempre acaba dando muito certo.
Existem alguns casos em que o jogo acaba não recebendo uma sequência, seja por vendas baixas ou outros motivos, deixando a história eternamente incompleta. Separamos aqui 7 jogos que infelizmente nunca deveremos ver o encerramento da narrativa.
SPOILERS DOS RESPECTIVOS JOGOS ABAIXO!
Dante's Inferno
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvOTUvc2Vydmlkb3Jlcy1kZS1jcnlzaXMtMy1kZWFkLXNwYWNlLTItZGFudGUtcy1pbmZlcm5vLWUtZmlmYS1zZXJhby1lbmNlcnJhZG9zLXBlbGEtZWxlY3Ryb25pYy1hcnRzLTA5NDUyNS5qcGc=
A adaptação de A Divina Comédia da EA parecia de início apenas uma cópia de God of War, mas se mostrou muito mais do que isso. Com um combate brutal e uma excelente recriação do inferno da obra, o jogo conquistou a todos os jogadores.
No entanto, após passar por todos os ciclos do inferno, Dante acaba parando no Purgatório, com um teaser mostrando que Lucifer ainda estaria vivo. O jogo encerra com a frase 'Continuará', mas até hoje não tivemos uma sequência.
O jogo faltou adaptar os outros 2 capítulos da obra original, o Purgatório e o Paraíso. Com a EA tendo fechado a Visceral Games, infelizmente nunca devemos ver uma sequência dando continuidade à história.
The Order: 1886
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvNjUvc29ueS1wb2RlLWVzdGFyLXBsYW5lamFuZG8tZGVzZW52b2x2ZXItdW0tbm92by1qb2dvLXNvYnJlLXRoZS1vcmRlci0xODg2LTA2NDI0OS53ZWJw
Após anos trabalhando em jogos portátil, a Ready at Dawn teve sua primeira grande oportunidade com um AAA ao desenvolver The Order: 1886. O jogo certamente teve seus problemas, mas ainda assim trazia um universo interessante com uma ambientação única.
O estúdio parecia ter planos para uma sequência, com o jogo encerrando com o protagonista Galahad banido da Ordem e agindo por conta própria, com a cidade de Londres fora de controle.
O jogo ainda tinha muitas pontas soltas para resolver e um universo extremamente promissor que merecia ser expandido. Infelizmente após o lançamento do jogo, o estúdio acabou sendo comprado pelo Facebook e em 2024 teve suas portas fechadas.
Alice: Madness Returns
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvNjcvYW1lcmljYW4tbWNnZWUtcy1hbGljZS1nYW5oYXJhLXVtYS1zZXJpZS1kZS10di0wNjY1NjAud2VicA==
Alice no País das Maravilhas como um hack and slash sombrio é certamente uma mistura inusitada, mas que acabou dando muito certo. Tendo recebido dois jogos do diretor American McGee, a franquia teve seu último título em 2012 com Alice: Madness Returns.
Em Alice: Madness Returns, após retornar do País das Maravilhas, Alice se encontra em uma versão fundida de Londres e o outro mundo, com a cidade coberta de árvores e cogumelos gigantes.
Um terceiro jogo, chamado Alice Asylum, estava nos planos, mas a EA acabou não aprovando o projeto. O criador American McGee afirmou ter ficado 'emocionalmente destruído' com essa decisão da empresa.
Days Gone
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvNDUvZGlzY3Vzc2FvLWFiZXJ0YS04LWRheXMtZ29uZS1yZWFsbWVudGUtcHJlY2lzYS1kZS11bWEtc2VxdWVuY2lhLTA0NDM3OC53ZWJw
Days Gone foi uma nova aposta no gênero de zumbis da Sony na época do PS4, tendo sido desenvolvido pela Bend Studio, estúdio anteriormente conhecido pela franquia de espionagem Syphon Filter.
Durante a campanha de Days Gone, o protagonista Deacon recebe constantemente a ajuda de um cientista usando um traje de proteção, o qual está investigando os infectados. No final do jogo, o estúdio então solta uma bomba: ao remover seu capacete, o cientista era esse tempo todo um infecto evoluído, possuindo consciência.
O que isso significava para o universo do jogo? Qual é a ameaça da organização NERO que o cientista alerta Deacon? Infelizmente talvez nunca descobriremos. O jogo teve boas vendas, mas a recepção mista no lançamento parece ter sido o bastante para a sequência não acontecer, com o estúdio agora trabalhando em uma nova IP.
Golden Sun: Dark Dawn
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTE3LzExNjk2OC53ZWJw
Um clássico JRPG lançado para o Nintendo DS, Golden Sun: Dark Dawn não teve muito reconhecimento quando foi lançado, o que acarretou em poucas vendas e uma sequência nunca sendo lançada.
Golden Sun: Dark Dawn resolveu algumas das histórias do seu antecessor, mas deixou muitas pontas soltas, além de apresentar um misterioso e gigante vortex de energia no final do jogo, o qual nunca foi resolvido.
Desde o lançamento do jogo, o estúdio Camelot tem se focado em desenvolver jogos de esporte da Nintendo, como Mario Tennis e Mario Golf. Infelizmente parece que nunca teremos uma continuação para a história.
The Darkness II
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTE3LzExNjk2OS53ZWJw
Inspirado na clássica HQ da Image Comics, The Darkness foi um jogo de tiro em primeira pessoa que se destacava por sua atmosfera sombria e gameplay com elementos únicos, como o controle das criaturas sombrias possuindo o protagonista.
Com o segundo jogo, os jogadores que obtiveram o final verdadeiro foram agraciados com uma cena onde o protagonista Jackie acaba preso no inferno e sua namorada sendo possuída por um ser angelical.
Considerando que The Darkness II foi lançado há mais de 12 anos, a esperança de uma sequência certamente não é muito positiva.
Prey
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvNTAvam9nb3MtY2FuY2VsYWRvcy1xdWUtcG9kZXJpYW0tdGVyLXNpZG8taW5jcml2ZWlzLTA0OTU2NS53ZWJw
Não estamos nos referindo ao Prey de 2017 da Arkane (o qual por sinal também termina em um belo final aberto), mas sim a versão de 2006 que era mais um jogo de ação do que um Immersive Sim.
Após impedir a invasão dos alienígenas contra o planeta Terra, Tommy é visitado por outro alien, o qual avisa que seres maiores precisam da ajuda dele. Infelizmente essa história nunca foi para frente.
Um Prey 2 chegou a entrar em desenvolvimento, com gameplays de um protótipo até mesmo disponíveis na internet. Infelizmente o projeto foi cancelado e substituído pelo Prey de 2017, o qual também dificilmente receberá uma sequência, já que sua desenvolvedora Arkane Austin foi fechada no começo de 2024.
Não podíamos deixar de fazer uma menção honrosa a Half-Life. No entanto, uma continuação não parece tão incerta atualmente. Em 2020 tivemos o lançamento de Half-Life: Alyx e no mês passado começaram a surgir muitos rumores sobre um possível novo jogo em desenvolvimento.
E você, conhece algum outro jogo que terminou com um final aberto e dificilmente receberá uma sequência? Conta para a gente nos comentários abaixo!