Em 2004, a Sony conseguiu grande sucesso com o lançamento do seu portátil PSP, no entanto, infelizmente a empresa não conseguiu replicar o mesmo com o seu sucessor PS Vita.
Comentando a respeito do assunto, Shawn Layden, o ex-chefe da PlayStation, afirmou que o problema com o PS Vita é que ele tentava replicar a experiência de um console em um portátil, e não era isso que os jogadores de portátil queriam.
O PSP era ótimo. A única coisa reclamação sobre o PSP era que ele não tinha um analógico direito. Ele só tinha um analógico esquerdo. E nós ficamos tipo, nossa, só nos dê mais um analógico. O Vita resolveu esse problema.
Mas o Vita também introduziu esse controle de toque traseiro, que era difícil… A tela OLED era linda, mas é claro, isso acrescenta no custo do produto para ter esse tipo de tecnologia de tela… No design de um jogo, parte da ideia com o Vita era que poderíamos trazer a experiência da sala de estar em um portátil, o que parece uma boa ambição e soa como um slogan de marketing definitivamente bom. Na minha opinião, o problema é que as pessoas no portátil não querem necessariamente a experiência da sala de estar em suas mãos.