Recentemente temos visto um grande aumento do mercado Chinês em relação a jogos, com diversos títulos promissores surgindo da região. Embora muitos relacionem isso com o recente sucesso de Black Myth: Wukong, para o estúdio de Phantom Blade Zero, esse era apenas um caminho natural que o mercado estava seguindo.
Lian Qiwei, o CEO da S-Game, afirma que mesmo antes do lançamento de Black Myth: Wukong, a China já era um grande mercado consumidor, representando cerca de 40% das vendas dos jogos.
Leia Também:
- Estúdio inteiro de Tales of Kenzera: Zau corre o risco de ser demitido
- Nenhuma alteração foi feita na campanha de Black Ops 6, apesar das críticas negativas à campanha de MW3
Mesmo antes do lançamento de Black Myth: Wukong, 30-40% das vendas da maioria dos principais jogos japoneses e ocidentais vinham da China. Esse tem sido o caso independentemente de um jogo ter temas chineses ou não, como visto com títulos como Cyberpunk 2077, Elden Ring, Palworld e Needy Girl Overdose. É um fato claro que a China consistentemente responde por pelo menos 30-40% das vendas.
Embora pareça que vários jogos grandes vindo da China surgiram ao mesmo tempo, o CEO alega apenas que os desenvolvedores locais sempre tiveram interesse em apostar alto em jogos single-player, mas somente agora atingiram a maturidade técnica para conseguir isso.
No passado, o mercado e nossa tecnologia não eram maduros o suficiente, então simplesmente não conseguíamos fazer jogos de console. Não é como se os desenvolvedores chineses tivessem se reunido e decidido lançar jogos de console ao mesmo tempo, mas sim, queríamos fazer esse tipo de jogo desde o começo. É que agora, neste exato momento, finalmente podemos lançar jogos de alta qualidade como este.
Por fim, embora afirme que a China não possui tanta experiência com jogos single-player, eles ainda assim ganharam muita experiência durante os anos ajudando em projetos AAA do exterior.
Em termos de tecnologia, a China não tem muita experiência no desenvolvimento de jogos de console ou jogos single-player para PC. Isso é inegável. No entanto, a China ganhou muita experiência no desenvolvimento de jogos para dispositivos mobile nas últimas décadas. Essa experiência agora está sendo usada no desenvolvimento de jogos single-player para PC. Além disso, chineses contratados para arte, captura de movimento, captura 3D etc. têm sido fornecedores para desenvolvedores de jogos AAA em vários países.