Shinji Mikami critica a censura de violência dos jogos no Japão

Shinji Mikami critica a censura de violência dos jogos no Japão

"São regras feitas por pessoas que não jogam", comenta dev sobre banimento de jogos como Dead Space.
#Games Publicado por Vinicius, em

No Japão, os órgãos reguladores são mais rigorosos quando se trata de violência, com jogos tendo que passar por modificações ou até mesmo sendo banidos do país, como foi o recente caso de Dead Space, o qual não pôde ser lançado porque o estúdio se recusou a modificá-lo.

Agora Shinji Mikami, criador da franquia Resident Evil, criticou a censura no Japão. Em uma conversa com Suda51 sobre o vindouro remaster de Shadows of the Damned, ambos os desenvolvedores afirmaram que devido as diferenças entre o que é aceito no Japão e no Ocidente, muitas vezes é preciso quase lançar duas versões do jogo.

Leia Também:

  1. UFL, novo jogo gratuito de futebol, foi adiado
  2. Estúdio de Until Dawn Remake sofre com demissões

Para Mikami, isso são leis feitas por pessoas que nem jogam e acabam prejudicando a todos os jogadores. Comentando sobre o caso de Dead Space, ele afirma que se sentiu indignado pelos jogadores terem que adquirir uma cópia no exterior.

Acho que é um sistema estranho porque os jogos acabam sendo restritos devido a regras feitas por pessoas que não jogam, bloqueando a diversão de quem quer jogá-los. Ele [Dead Space] não pôde ser lançado no Japão devido às restrições e aqueles que queriam jogá-lo não tiveram escolha a não ser pegar uma cópia no exterior. Isso deixou uma impressão tão grande em mim que eu me lembro até hoje – uma das pessoas [da EA] estava em lágrimas, dizendo ‘Não podemos vender o jogo no Japão, mesmo tendo trabalhado tanto…!’

Suda51 também compartilha do mesmo pensamento. No Steam, não é preciso passar pelo órgão controlador do Japão, o que significa que pode ser lançado sem censuras. Para o desenvolvedor, isso mostra que essas censuras não são feitas pensando no cliente.

Não temos escolha a não ser lidar com restrições regionais impostas como parte do nosso trabalho, mas sempre me pergunto o que os jogadores vão pensar. Por exemplo, é um pouco triste se as pessoas disserem ‘Vou comprar a versão para PC no Steam porque quero jogar sem censura’, embora nosso jogo esteja disponível em uma variedade de plataformas. Para quem são essas restrições? Sinto que elas não são para os clientes que jogam os jogos.

Por fim, Suda51 afirma que praticamente tiveram que fazer duas versões de Shadows of the Damned devido as censuras do Japão, o que só aumentou o trabalho da equipe

Seria bom se eles pudessem criar uma classificação maior, para que jogos estrangeiros pudessem ser lançados no Japão sem alterações. Para a remasterização de Shadows of the Damned, tivemos que fazer duas versões… o que teve um grande impacto em termos de carga de trabalho e prolongou o período de desenvolvimento.

Shadows of the Damned: Hella Remastered será lançado em 31 de Outubro para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,