Shinji Mikami critica a censura de violência dos jogos no Japão
No Japão, os órgãos reguladores são mais rigorosos quando se trata de violência, com jogos tendo que passar por modificações ou até mesmo sendo banidos do país, como foi o recente caso de Dead Space, o qual não pôde ser lançado porque o estúdio se recusou a modificá-lo.
Agora Shinji Mikami, criador da franquia Resident Evil, criticou a censura no Japão. Em uma conversa com Suda51 sobre o vindouro remaster de Shadows of the Damned, ambos os desenvolvedores afirmaram que devido as diferenças entre o que é aceito no Japão e no Ocidente, muitas vezes é preciso quase lançar duas versões do jogo.
Leia Também:
Para Mikami, isso são leis feitas por pessoas que nem jogam e acabam prejudicando a todos os jogadores. Comentando sobre o caso de Dead Space, ele afirma que se sentiu indignado pelos jogadores terem que adquirir uma cópia no exterior.
Suda51 também compartilha do mesmo pensamento. No Steam, não é preciso passar pelo órgão controlador do Japão, o que significa que pode ser lançado sem censuras. Para o desenvolvedor, isso mostra que essas censuras não são feitas pensando no cliente.
Por fim, Suda51 afirma que praticamente tiveram que fazer duas versões de Shadows of the Damned devido as censuras do Japão, o que só aumentou o trabalho da equipe
Shadows of the Damned: Hella Remastered será lançado em 31 de Outubro para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.