Processo da Nintendo contra Palworld seria pela mecânica de Pokébola
No lançamento de Palworld, muito se falou a respeito de um processo por parte da Nintendo por copiar as criaturinhas de Pokémon. Essa semana o processo chegou, mas não pelo motivo esperado.
A ação judicial movida pela Nintendo contra a Pocketpair não se foca no design das criaturas, mas sim por 'violação de direitos de patente'. Embora a patente em questão não tenha sido especificada, parece que as famosas Pokébolas podem ser as culpadas.
Leia Também:
- Warhammer 40,000: Space Marine 2 é o segundo maior lançamento do ano na Europa
- Sword Art Online Fractured Daydream ganha novo gameplay
De acordo com Kiyoshi Kurihara, um advogado Japonês focado em patentes, a Nintendo e a The Pokémon Company possuem uma patente específica sobre mirar e arremessar um item (no caso a Pokébola) contra uma criatura com a intenção de capturá-la.
Confira a patente abaixo:
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTE1LzExNDAwOC53ZWJw
A mecânica de capturar as criaturas em Palworld é bastante o similar, com o jogador precisando arremessar uma esfera contra o inimigo, o que obviamente infringe a patente acima da Nintendo.
O advogado comentou:
Resta agora aguardar o desenrolar do processo. Analistas indicam que uma vitória da Pocketpair seria bastante improvável, considerando que a Nintendo possui um histórico impecável em ganhar esses tipos de ações no Japão e ainda conta com patentes que parecem ter sido claramente infringidas.
Embora outros jogos já fizeram uso de mecânicas parecidas, analistas acreditam que Palworld foi uma "vítima do seu próprio sucesso", chamando atenção demais da Nintendo. O fato do estúdio ter feito uma parceria com a Sony para expandir a IP também não teria sido visto com bons olhos.