Após todos acharem que não aconteceria nada, a Nintendo surpreendeu ao entrar essa semana com um processo contra a Pocketpair pelo jogo Palworld. Para entender melhor o caso, o portal 404 Media conversou com Serkan Toto, um analista japonês do mercado de jogos.
Para Serkan Toto, a Nintendo levou tanto tempo para entrar com o processo pois estava construindo o seu caso e preparando para rebater qualquer defesa da Pocketpair. Ele ainda afirma que a Nintendo possui um histórico impecável, ganhando todos os processos que iniciaram.
Leia Também:
- God of War Ragnarok não funciona em placas de vídeo com menos de 6 GB de VRAM e irrita os jogadores
- PS5 Pro por 7 mil no Brasil! PlayStation revela o possível preço
Para o analista, a Nintendo viu o quanto o jogo lucrou e percebendo que não podia processá-los pelos designs, está agora apostando nas mecânicas do jogo por conter sistemas patenteados.
Acho que a Nintendo não gostou nem um pouco [do sucesso o jogo] e pensou, eles estão basicamente roubando nossos designs de personagens. Não podemos fazer nada sobre isso. Então vamos ferrá-los com outras coisas, usando de novo patentes que são muito, muito técnicas. […] Aposto com vocês que serão coisas altamente técnicas.
Quer dizer, tem uma mecânica em que você joga as esferas, certo? E esse é um sistema muito óbvio. Mas acho que será muito mais técnico do que isso. A Nintendo teria vasculhado cada ação dentro do jogo, eles provavelmente fizeram engenharia reversa para encontrar formas de processar esses caras.
De acordo com o analista, a Nintendo possui diversas patentes bem especificas e poderia processar grande parte da indústria. No entanto, ela corre atrás de quem acaba “despertando a ira da Nintendo”.
Outro fator, é que a Pocketpair teria recentemente formado uma parceria com a Sony para expandir a franquia. O jogo está deixando de ser um simples indie, para uma IP que está atraindo muita atenção. “A Pocketpair se tornou uma vítima do seu próprio sucesso”, comenta o analista.
Toto compara a situação com um caso de sete anos atrás, quando a Nintendo processou a empresa Colopl. Embora o título não tivesse copiado nenhum design da Nintendo, ainda assim usava mecânicas patenteadas. O resultado foi que a Nintendo ganhou o processo, levando $20 milhões de dólares e o estúdio até hoje pagando uma taxa para o uso da patente.
Entre as patentes da Nintendo citadas pelo analista, temos uma sobre uma tela de confirmação para quando o aparelho retorna do modo ‘sleep’ perguntando se o jogador deseja continuar o jogo, e outra para jogos isométricos 3D onde o personagem atrás de uma árvore pode indicar sua posição para o jogador graças a posição da sombra.