Quando você adquire um jogo, você não está realmente comprando a posse dele, mas sim de uma licença que permite você usar o produto. No entanto, essa licença é revogável, como já vimos diversas vezes com jogos sendo fechados ou removidos, retirando completamente o acesso do jogador.
Agora um governador da Califórnia acaba de assinar uma nova lei que busca tornar os usuários mais cientes desta informação. Com a nova lei, as lojas digitais serão obrigadas a informar os clientes no momento da compra que não irão realmente possuir o produto, mas apenas uma licença digital para o mesmo.
A lei só entrará em vigor a partir de 2025, mas quando aplicada, impedirá as lojas digitais como Steam, PSN e Microsoft Store de usarem termos como ‘comprar’, ‘adquirir’ e outros similares caso não informem os detalhes da licença ao usuário.
As vitrines terão que informar aos clientes que estão obtendo uma licença que pode ser revogada, bem como fornecer uma lista de todas as restrições que a acompanham. As empresas que violarem a regra podem ser multadas por propaganda enganosa.
As empresas poderão evitar a nova classificação caso ofereçam a opção de baixar os jogos para se jogar offline permanentemente.