Intel tem sua fatia no mercado de GPUs reduzida para quase 0%
Já faz um bom tempo que vem o mercado de placas de vídeo vem sendo dominado pela NVIDIA, seguido pela AMD. A Intel tentou entrar também na jogada, mas em um mercado tão concorrido, parece que a empresa não tinha muitas chances.
Os dados do último trimestre apresentaram números positivos para a NVIDIA e AMD, com o mercado geral de GPUs tendo visto um aumento de 48% no geral. No entanto, a Intel foi a única empresa que não viu um aumento em suas vendas.
Considerando a divisão atual do mercado, a Intel basicamente perdeu toda sua participação no mercado de GPUs, representando aproximadamente 0% das placas de vídeos disponíveis no mercado.
Confira a divisão do mercado:
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTE1LzExNDIzMS53ZWJw
A NVIDIA continuou dominando, tendo 88% do mercado de GPUs. A empresa teve um aumento de 9.7% em relação ao trimestre anterior e de 61.9% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, a AMD também teve um aumento trimestral similar ao da NVIDIA, enquanto o aumento anual foi de apenas 3%.
Já a Intel não viu nenhum aumento em suas vendas. Após conseguir 4% do mercado em 2022 e 2% em 2023, a presença da marca no mercado de GPUs é praticamente inexistente.