Digital Foundry traz vídeo comparando Final Fantasy VII Rebirth no PS5 Pro e base
Final Fantasy 7 Rebirth infelizmente foi lançando com um Modo Performance que deixava um pouco a desejar, entregando uma qualidade de imagem abaixo do esperado. No entanto, parece que o PS5 Pro promete consertar isso.
Conforme testado pelo canal Digital Foundry, o uso da tecnologia de upscale PSSR no jogo traz uma renderização muito mais nítida para o jogo, com uma imagem superior aos visuais borrados em 1080p do original. Isso resulta em mais detalhes nos cenários e personagens, especialmente na textura da pele.
ZkpaNm5kREFDRzg=
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTE0LzExMzg5NS53ZWJw
No PS5 Pro o jogo roda em uma resolução nativa de 1152p a 1224p, similar ao console base. No entanto, a tecnologia PSSR apresenta uma solução de upscaling muito superior a usada no original.
Apesar da melhoria na qualidade de imagem, ainda há alguns contratempos. A resolução das sombras mais longes continua bem baixa. Pop-in das folhagens também ainda ocorrem nos mesmos locais do console base. Problemas de iluminação também persistem, sem alteração.
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTE0LzExMzg5NC53ZWJw
Já comparado ao Modo Gráfico do original, que apresentava uma resolução maior, a qualidade de imagem do PS5 Pro é bastante similar, mas com algumas melhorias. O novo hardware faz um uso melhor de certos efeitos, como o 'screen-space reflection', além de contar com menos 'ghosting'.
Apesar de possuir uma resolução nativa menor, o PS5 Pro consegue superar o Modo Qualidade em termos de detalhes renderizados. "É um lembrete de que, em alguns cenários, o upscaling com machine learning pode superar a renderização de resolução nativa", comenta o canal.
Ainda assim, o PS5 Pro possui alguns deslizes quando comparados ao modo qualidade do console base. A nova versão conta com uma quantidade maior de artefatos na tela e uma imagem menos consistente, causadas pelo upscaling.
Quando tais artefatos estão presentes na tela, o PS5 Pro acaba oferecendo uma imagem com menos detalhes que o PS5 base, embora em outros frames a imagem já normalize e fique superior ao original.
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTE0LzExMzg5Ni53ZWJw
Soluções como DLSS e XeSS geralmente fornecem resultados mais estáveis . Os breves trechos de Ratchet and Clank que temos parecem exibir um problema semelhante, sugerindo que esta pode ser uma fraqueza característica da versão atual do PSSR.
No final das contas, o canal afirma que o PS5 Pro por ser comparável ao modo gráfico do base, mas com o dobro de performance, mostra que o console tem potencial para quem procura mais performance alinhada com resolução.