Por que o PS5 roda alguns jogos melhor, mesmo com o Xbox Series X sendo mais poderoso?

Por que o PS5 roda alguns jogos melhor, mesmo com o Xbox Series X sendo mais poderoso?

Digital Foundry conversou com desenvolvedores para descobrir o principal motivo.
#Notícias Publicado por Vinicius, em

Desde que foi anunciado, sempre foi discutido o fato do Xbox Series X possuir mais poder que o hardware do PS5. No entanto, essa diferença muitas vezes acaba ficando apenas no papel, sendo que na prática o resultado é igual ou até mesmo com o PS5 rodando melhor em alguns casos. Por que isso acontece?

O conhecido canal Digital Foundry postou recentemente um artigo onde explora essa questão, conversando com alguns desenvolvedores sobre suas opiniões. Embora em números o Xbox seja realmente mais poderoso, parece que a Sony consegue entregar maneiras melhores dos desenvolvedores trabalharem com seu hardware.

Leia Também:

  1. Adaptação de Elden Ring pode estar em produção
  2. 11 das 15 equipes do PlayStation Studios ainda não anunciaram em quais jogos estão trabalhando

De acordo com a Digital Foundry, o principal fato citado pelos desenvolvedores foi o compilador de GPU do PlayStation, o qual é muito mais eficiente que a alternativa apresentada pela Microsoft. Isso permite aos desenvolvedores extraírem mais da GPU do PlayStation, o que garante resultados melhores que no Xbox dependendo o projeto.

Outo fator citado foi que, embora o PS5 tenha menos unidades computacionais que o Series X (36 contra 52), a GPU ainda assim é muito mais rápida, o que significa que consegue completar suas tarefas mais rápido. Isso era algo que o próprio Mark Cerny, designer do console, já havia comentado na apresentação do PS5.

Ainda assim, engines feitas pensando em usar maior poder computacional conseguem alcançar melhores resultados no Xbox Series X.

Portanto, com base em nossas conversas, a combinação de um compilador de GPU mais eficiente, APIs de nível inferior e velocidades de clock mais altas permitem que o PlayStation 5 corresponda ou até exceda os resultados do Xbox Series X em alguns cenários.

Dito isto, é claro que há valor na abordagem adotada pela Microsoft: ao padronizar o DirectX 12 e a DXR ray tracing API, há algo em comum com o desenvolvimento de PC que obviamente ajuda os criadores de jogos. E claro, a Xbox ainda tem mais rendimento computacional - por isso os motores de jogo que aproveitarem isso terão vantagens.

Além disso, há situações em que o ecossistema e o conjunto de recursos do Xbox rendem benefícios. Por exemplo, embora Elden Ring possa rodar mais rápido no PlayStation 5, a implementação limitada da Sony de suporte a VVR significa que preferimos jogar no Xbox Series X - é apenas uma experiência mais suave e consistente.

Fonte: Eurogamer
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,