David Jaffe acredita que o novo Kratos não serve para manter uma franquia
Kratos sem dúvidas passou por grandes mudanças durante os últimos dois jogos, as quais não acabaram agradando a todos os jogadores, inclusive a David Jaffe, o criador original da franquia.
Em uma recente conversa junto de John Garvin, diretor de Days Gone, David Jaffe foi questionado sobre sua opinião a respeito do "amolecimento" na personalidade de Kratos, sendo agora um pai.
David Jaffe comentou:
Quando você está escrevendo o personagem de uma franquia, como Superman, Batman, Homem-Aranha, Mulher Maravilha e Kratos, você quer ter um pouco de nuance para que não pareçam unidimensionais. Mas você também não quer terminar com alguém que é tão diferente que no sexto jogo não pareça o Kratos.
Embora elogie a ideia de Cory Barlog pela mudança de Kratos no God of War de 2018 e até mesmo acredite que tenha sido algo criativo, para David funcionaria apenas se a história tivesse acabado ali. "Não é que eu não ache que a história seja relevante ou interessante, mas acho que [o Kratos] com quem fomos deixados não é um personagem para criar uma franquia em volta", comentou ele.
John Garvin também concorda com as ideias de David Jaffe. Para ele faltou o elemento de fantasia, para fazer o jogador querer estar no papel do personagem. Ele também sugere que Uncharted 4 seguiu o mesmo caminho, fazendo Drake casar e se aposentar em seu final.
John Garvin comentou:
Em resposta, David Jaffe critica o final de Uncharted 4, e culpa o ego dos criadores. Para ele esse é um jogo estilo Indiana Jones e Marvel, onde os jogadores querem apenas se sentir no papel do personagem, não precisando grandes mudanças na personalidade.
David Jaffe comentou: