Qual a diferença entre Steam e Epic Games?

Qual a diferença entre Steam e Epic Games?

Entenda as distinções entre Steam e Epic Games!
#Artigos Publicado por coca, em

O mercado de consoles é um gigante na indústria, sendo praticamente controlado pela Microsoft com o Xbox, a Sony com o PlayStation e a Nintendo com o Switch, enquanto no PC temos duas empresas que se destacam, a Valve com o Steam e a Epic com a Epic Games Store.

O Steam é uma plataforma/loja de jogos disponível no PC desde 2003, criada pela Valve Corporation, um estúdio que criou sua fama na indústria ao desenvolver títulos de sucesso como Counter-Strike, Half-Life, Left 4 Dead e entre outros.

Por muitos anos, o Steam destacou-se como responsável pelo crescimento do interesse dos jogadores a comprarem os seus jogos no computador, criando um império absoluto, mas esse império viu o surgimento de um grande concorrente em 2018, com a chegada da Epic Games Store.

O que é Epic Games Store: Começando do início, a Epic Games é uma desenvolvedora de jogos com um longo histórico na indústria. A mesma foi fundada em 1991 por Tim Sweeney. A Epic Games registrou sua marca no mercado pela franquia Gears of War e por seu motor gráfico Unreal Engine, que é utilizado por diversos estúdios. Em 2018, a Epic Games apostou alto ao abrir sua própria plataforma, a Epic Games Store, que atualmente hospeda seu projeto de maior sucesso, Fortnite.

Introdução às Plataformas de Distribuição Digital de Jogos

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5L3N0ZWFtLWVwaWMtZ2FtZXMtc3RvcmUtMTA4NTg1LndlYnA=

Um dos principais diferenciais do Steam e da Epic Games Store é que elas são completamente digitais, ou seja, online, removendo a necessidade de adquirir o jogo em mídia física para jogá-lo.

Por esse motivo, com apenas um clique e um cartão de crédito cadastrado em sua conta (além de outros meios de pagamento), você pode comprar um jogo no Steam ou na Epic Games Store em poucos passos. Após finalizar a compra, você poderá iniciar o download e, após concluído, você poderá começar a jogar no mesmo dia (depende da sua internet para baixar o jogo).

Embora sejam plataformas semelhantes, a Epic Games Store adotou uma medida diferente do Steam, que é garantir títulos exclusivos em sua plataforma como uma forma de chamar atenção de novos usuários. A Epic também ajuda a contribuir no desenvolvimento de certos títulos, como Alan Wake 2, disponível apenas em sua loja.

Outro fator importante é que ambas as lojas oferecem aos usuários a opção de reembolso, mas cada loja tem sua regra para essa questão, então vamos começar pelo Steam.

Reembolso no Steam: Caso você tenha comprado um jogo no Steam, mas não gostou e deseja o seu dinheiro de volta, saiba que é possível, mas antes você precisa verificar dois requisitos bastante importantes, que é não ultrapassar mais de 2 horas com o jogo aberto ou duas semanas após a data da compra. Você pode conferir todos os detalhes aqui.

Reembolso na Epic Games Store: Aqui funciona de forma semelhante ao Steam, pois é possível obter reembolso por jogos em até 14 dias após a compra se estiverem marcados como reembolsáveis ou autorreembolsáveis. Se aparecer não reembolsável, não é elegível. Você pode conferir todos os detalhes aqui.

Steam: A Maior Plataforma de Jogos do Mundo

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5L3N0ZWFtLTEwODU4Ni53ZWJw

A plataforma da Valve ainda consegue manter-se na liderança no mercado de PCs, com milhões de usuários ativos a cada dia, seja jogando ou apenas com o aplicativo aberto.

De acordo com os dados coletados pelo site SteamDB, há dois meses o Steam registrou mais de 36 milhões de usuários ativos, um número impressionante que continua crescendo a cada ano.

O sucesso do Steam como uma das maiores plataformas da indústria se deve, em parte, aos jogos desenvolvidos pela própria Valve, como Counter-Strike, Dota 2, que sempre estão entre os mais jogados da plataforma, com milhões de jogadores ativos diariamente.

Epic Games Store: A Alternativa em Ascensão

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5L2VwaWMtZ2FtZXMtc3RvcmUtMTA4NTg3LndlYnA=

Embora o Steam seja um gigante no mercado de jogos digitais, a Epic Games Store não se intimidou e continua investindo fortemente na sua plataforma, sendo que um dos seus principais atrativos são os jogos gratuitos oferecidos para os usuários.

Semanalmente, a Epic Games Store oferece de 1 a 3 jogos gratuitos para seus jogadores. O único requisito necessário para resgatar os jogos, é ter uma conta na plataforma. Além disso, em períodos de fim de ano, a Epic Games Store distribui jogos bastante requisitados pelos jogadores. Anos atrás, a empresa até distribuiu GTA 5 de graça.

Há também um certo diferencial que beneficia os desenvolvedores de jogos com uma taxa mais favorável em comparação com o Steam. Enquanto a plataforma da Valve cobra 30% dos estúdios, a Epic Games Store cobra apenas 12% de taxas pelas vendas.

Bibliotecas de Jogos Disponíveis

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5L3N0ZWFtLWVwaWMtZ2FtZXMtc3RvcmUtMTA4NTg4LndlYnA=

As bibliotecas de jogos do Steam e da Epic Games são bem semelhantes. Muitos jogos que estão disponíveis no Steam, também estão presentes via Epic Games Store, e vice-versa.

Conforme mencionado anteriormente, um dos principais diferenciais da Epic Games é garantir a exclusividade de certos títulos. Essa ação garante a exclusividade, e assim, o jogo não será vendido no Steam.

A Epic Games também é o estúdio responsável pelo fenômeno Fortnite, que se destaca como um dos jogos mais jogados e populares em todo o mundo, disponível apenas na Epic Games Store para PC. No caso, Fortnite deve continuar sendo um exclusivo da Epic e nunca chegará ao Steam.

Só que no geral, o Steam ainda possui uma enorme biblioteca de jogos, que é maior do que a da Epic Games Store, especialmente se levar em consideração jogos antigos/clássicos. Além disso, o Steam também ostenta os seus exclusivos que foram desenvolvidos pela Valve, como Counter-Strike, Half-Life, Left 4 Dead e entre outros.

Recursos e Funcionalidades

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5L3N0ZWFtLWVwaWMtZ2FtZXMtc3RvcmUtMTA4NTg5LndlYnA=

O Steam e a Epic Games são originalmente descritos como lojas digitais que vendem jogos, essa definição está correta, mas incompleta. Nos últimos anos, o Steam passou por uma grande evolução em muitos quesitos, tornando-se mais do que uma simples loja digital, pois evoluiu para criar sua própria comunidade, e quase uma rede social.

Com essa evolução, o Steam apresentou aos jogadores muitas novidades, como ter o seu próprio perfil pessoal, com diversas opções de personalização, seja alterando sua foto (avatar), destacar seus jogos zerados, compartilhar uma foto e muito mais.

Deixando o perfil de lado, temos também a comunidade, que é um destaque da plataforma, e nela você encontra diversos conteúdos criados pelos próprios jogadores. Temos discussões sobre jogos, vídeos de gameplay, guias para conquistas e curiosidades.

Infelizmente nessa parte a Epic Games Store é mais simples e não oferece aos jogadores tantas opções disponíveis, mas no geral ambas as plataformas tentam ser semelhantes.

Algo importante que precisa ser lembrado é que a Epic Games está investindo todos os dias para melhorar a sua plataforma, que um tempo atrás, recebeu suporte para conquistas/troféus, algo que era bastante requisitado pelos jogadores. Esse recurso existe no Steam há anos.

Em termos gerais, o Steam e a Epic Games Store oferecem características similares, com funcionalidades básicas como qualquer outra plataforma, incluindo lista de desejos e carrinho de compras, promoções para jogos selecionados e suporte em caso de problemas ou dúvidas.

Impacto no Ecossistema de Jogos

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5L3N0ZWFtLWVwaWMtZ2FtZXMtc3RvcmUtMTA4NTkwLndlYnA=

Conforme foi mencionado, são duas plataformas completamente digitais que proporcionam aos jogadores de todas as regiões do mundo a facilidade de adquirir seus jogos com apenas alguns cliques.

Mas essa situação não é um mar de rosas, pois recentemente surgiu um receio aos jogos digitais. Por exemplo, tivemos o caso de The Crew da Ubisoft. A empresa encerrou o suporte para um jogo online (tornou-se injogável) e o removeu da biblioteca de certos jogadores, enfurecendo a comunidade.

É bom destacar que os estúdios podem remover seus jogos do Steam ou da Epic Games Store a qualquer momento, devido a problemas como o vencimento de licenças ou problemas de direitos autorais.

Já na mídia física, isso não acontece. Ao comprar o disco físico, o jogo continuará funcionando sem problemas, mesmo que a desenvolvedora já tenha encerrado o suporte e o jogo não esteja mais disponível nas plataformas digitais. Claro, você precisa cuidar bem do disco para não arranhar ou até mesmo quebrar.

Normalmente, as empresas não removem os jogos da biblioteca dos usuários, a única mudança é que o jogo não pode mais ser comprado nas lojas digitais. Caso você tenha comprado um jogo digital no ano passado e o mesmo foi removido hoje, você ainda poderá baixá-lo e jogá-lo normalmente. Mas lembre-se que em casos raros como o de The Crew, o jogo pode ser excluído de sua biblioteca.

Experiência do Usuário e Comunidade

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5L3N0ZWFtLWVwaWMtZ2FtZXMtc3RvcmUtMTA4NTkxLndlYnA=

Tanto a Epic Games quanto o Steam possuem comunidades bastante ativas em seus respectivos jogos. Na parte do Steam, temos Counter-Strike 2 com uma das maiores comunidades do mundo, enquanto o jogo que se destaca na Epic Games é o Fortnite, que também ostenta uma enorme comunidade.

Há também os recursos sociais que cada plataforma oferece, como lista de amigos, bate-papo por voz e texto (exclusivo do Steam), opção de compartilhar imagens ou vídeos (recurso disponível apenas no Steam) e mais.

Conclusão: Escolhendo a Plataforma Certa para Você

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5L3N0ZWFtLWVwaWMtZ2FtZXMtc3RvcmUtMTA4NTkyLndlYnA=

Com base em tudo o que foi escrito, chegamos no momento final de escolher a plataforma ideal para você. Começando com o Steam, a plataforma da Valve é um grande destaque no quesito comunidade e seus títulos exclusivos, enquanto a Epic Games brilha por seus jogos gratuitos oferecidos semanalmente e com seu Fortnite.

Você deve ver bem antes de investir em alguma dessas plataformas, principalmente se você é alguém que gosta de ser ativo na comunidade, o qual o Steam é melhor nessa parte.

Se, mesmo após ler todas essas informações, você ainda não sabe qual plataforma escolher, a melhor opção é testar. O Steam e a Epic Games Store são gratuitos, então a melhor forma seria experimentar por conta própria e ver qual se adapta melhor às suas necessidades.

Como baixar o Steam: Basta entrar neste link e ir até o botão azul escrito "INSTALE O STEAM". A plataforma também encontra-se disponível via dispositivos móveis.

Como baixar a Epic Games Store: Ao acessar a página principal da loja, no canto superior direito, há um botão em azul escrito "Download", basta dar um clique nele e pronto que o download começará.

Para instalar ambas as plataformas, basta iniciar o software que você acabou de baixar, escolher onde deseja instalar e aguardar por alguns segundos até que seja concluído.

coca
coca

Me segue lá no Twitter.

[email protected]

Equipe do Site, Narnia do oeste ao lado sul do norte meio oeste
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,