Análise | Shin Megami Tensei V: Vengeance

Análise | Shin Megami Tensei V: Vengeance

Mais do que uma versão melhorada, Vengeance é a versão definitiva do jogo.
#Games Publicado por Vinicius, em

Lançado originalmente em 2021 para o Nintendo Switch, Shin Megami Tensei V agora está chegando para novas plataformas com uma versão inédita, prometendo trazer muito conteúdo inédito tanto para novos jogadores quanto para os fãs do original que estão retornando.

Com o lançamento se aproximando, será que essa nova versão do jogo vale a pena?

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTEwLzEwOTEzNi53ZWJw

Shin Megami Tensei 5 Vengeance é um RPG aos moldes clássicos e não tem medo de desafiar o jogador. Mesmo que essa nova versão conte com algumas funções para facilitar a vida do jogador, quem não está acostumado com a série sem dúvidas irá ter algumas dificuldades.

O combate se mantém o mesmo e a Atlus continua se destacando como um dos melhores do gênero. Shin Megami Tensei V conta com um sistema de turno extremamente dinâmico e estratégico, tornando o loop de combate divertido.

Descobrir a fraqueza do inimigo é essencial, já que se aproveitar delas garante um turno a mais para a sua equipe. Isso dá um incrível dinamismo para o jogo, com você sempre tendo que estar preparado para qualquer situação.

Essa nova versão ainda é repleta de conteúdos, podendo facilmente passar das 150 horas de jogo caso decida fazer tudo que o jogo tem a oferecer. O título conta com duas campanhas completas, as quais possuem diferenças relevantes.

A nova campanha é sem dúvidas o destaque de Vengeance. Embora inicialmente siga o mesmo caminho da campanha original, ela traz algumas mudanças relevantes nas primeiras horas, como a inclusão de uma personagem inédita que possui destaque.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTEwLzEwOTEzOC53ZWJw

Após algumas boas horas de jogo, a nova campanha começa a tomar um caminho totalmente diferente. Essa campanha possui uma história muito menos vaga e com algumas reviravoltas interessantes.

Os novos antagonistas deixaram a narrativa muito mais interessante que no original, possuindo mais profundidade. Além disso, Yoko é uma companheira humana que se torna uma bela adição, tanto durante os combates quanto nos diálogos, servindo como contraponto para o Nahobino mudo.

A nova narrativa melhorada, a qual apresenta muitos desafios inéditos também, torna a experiência interessante até mesmo para quem já havia terminado o original. Falando nisso, a campanha original também está presente, para quem desejar dar uma chance.

Com muitas side quests explorando o conceito de Lei vs Caos, a adição de Yoko no grupo torna a proposta mais interessante. A personagem costuma opinar durante esses conflitos, o que dá aos jogadores uma visão melhor dos acontecimentos.

Vengeance traz muitas mecânicas que tornam a experiência do jogador mais tranquila, como poder salvar em qualquer momento, combate automático acelerado ou uma visão de cima do mapa. São elementos que não quebram o jogo, mas tornam a jogatina mais prazerosa e fluída.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTEwLzEwOTEzNy53ZWJw

Há muitos conteúdos inéditos que estão presentes em ambas as campanhas, como novos demônios, inimigos mais poderosos, novas sides quests e muito mais. Alguns chefes novos até mesmo estão presentes na campanha original para dar uma chacoalhada na experiência.

Uma das introduções secundárias mais interessantes é um recanto onde seus demônios vão para descansar. Acessar essa área permite que você possa conversar com eles e até mesmo dar presentes. Ao alcançar um bom nível de amizade, eles evoluem ganhando novos status ou habilidades. Esse local também serve como ponto para o protagonista e Aogami conversarem, se aprofundando mais no relacionamento de ambos.

Explorar o mundo de Da'at agora está ainda mais prazeroso. O Nahobino pode se movimentar mais rápido pelo mapa graças a introdução de trilhos espalhados pelo mapa, através dos quais o personagem pode deslizar de um ponto a outro.

Esses pontos muitas vezes estão escondidos, o que incentiva o jogador a explorar o mapa atrás deles. Os trilhos não só servem como atalhos para uma viagem mais rápida, mas também para levar os jogadores a locais escondidos.

Graficamente o jogo é bonito, graças a sua bela arte. A melhoria de resolução e performance são bem-vindas. Infelizmente algumas cutscenes que não são renderizadas em tempo real acabaram continuando na qualidade original, o que significa que possui uma resolução bem inferior ao resto do jogo.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTEwLzEwOTEzOS53ZWJw

Conclusão

Tanto para quem já jogou o original quanto para novos jogadores, Shin Megami Tensei 5 Vengeance é uma experiência imperdível, oferecendo uma história muito mais profunda e diversos conteúdos inéditos. A série Shin Megami Tensei continua oferecendo um dos melhores combates de turno do mercado, cheio de dinamismo.

Apesar de alguns deslizes na parte técnica, o jogo é a versão definitiva de Shin Megami Tensei 5 e é facilmente recomendável para qualquer jogador fã de um RPG desafiador.

9.1
favorite
Nota
Mais do que uma versão melhorada, Shin Megami Tensei V: Vengeance é a versão definitiva do jogo!
Prós
  1. Nova narrativa muito mais interessante
  2. Muito conteúdo inédito para aproveitar
  3. Combate em turno da Atlus ainda é um dos melhores
  4. Novas mecânicas tornam a experiência mais fluída
Contras
  1. Algumas cutscenes em baixa qualidade
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,