FSR 3 Frame Generation chega aos consoles trazendo grande melhoria na performance
A Ascendant Studios recentemente trouxe uma nova atualização para o seu jogo Immortals of Aveum, a qual estreia a tecnologia de FSR 3 Frame Generation da AMD nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X|S. O canal Digital Foundry aproveitou para analisar como isso afetou o desempenho.
O que seria Frame Generation? Essa tecnologia gera um frame extra junto do último frame renderizado pela GPU, o que significa que você pode ter um ganho considerável de performance, chegando em alguns casos até mesmo a dobrar o framerate.
Leia Também:
- Evento do PlayStation pode acontecer esta semana e será um State of Play
- Deadlock ainda não foi anunciado, mas já teve pico com quase 900 jogadores no Steam
Com a chegada do FSR 3 Frame Generation, Immortals of Aveum consegue passar dos 60fps e até mesmo chegar em altos níveis de framerate, ideais para os jogadores que possuem uma tela 120hz.
Embora devido ao limite da GPU dos consoles a tecnologia não consiga dobrar a performance, ainda assim traz resultados positivos. Em certos momentos o ganho chega a passar de 70%.
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5LzEwODM2NC53ZWJw
Infelizmente a tecnologia não é perfeita. Dependendo da qualidade do frame usado para gerar o próximo, podemos ter resultados tanto indistinguíveis do original quanto um visual mais borrado.
Além disso, a Unreal Engine 5 utilizada em Immortals of Aveum possui graves problemas de stuttering. Com o uso do FSR 3 Frame Generation esses pequenos travamentos acabam se tornando ainda mais nítidos.
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5LzEwODM2NS53ZWJw
É sem dúvidas uma tecnologia promissora. Embora o canal afirme que funciona melhor com jogos que já rodam em 60fps para alcançar framerate ainda maiores, pode também ser aplicado em jogos com ritmo mais lento para passar dos 30 para 60fps.