Jason Schreier do Bloomberg comenta a respeito das suas previsões para 2024

Jason Schreier do Bloomberg comenta a respeito das suas previsões para 2024

Consolidação da indústria, fracasso dos GAAS, expansão da Arábia Saudita e mais...
#Games Publicado por Vinicius, em

Jason Schreier do portal Bloomberg é um dos jornalistas mais famosos do meio gamer, sempre trazendo furos com grande precisão sobre a indústria e vazando muitas informações internas dos estúdios.

Com 2024 já tendo chegado, o jornalista agora trouxe suas principais previsões para o ano, indo desde uma maior consolidação do mercado de jogos até grandes mudanças na forma de jogar com o novo Switch.

Leia Também:

  1. Hi-Fi Rush deveria ter sido anunciado vários anos antes de seu lançamento
  2. Combate de Prince of Persia: The Lost Crown é inspirado em jogos de luta

Nintendo Switch 2 terá algo inesperado

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDMvMTAyMjUwLmpwZw==

Rumores recentes indicam que o próximo console da Nintendo manteria a mesma ideia do Switch, apenas trazendo um hardware mais potente, com a empresa preferindo não arriscar em grandes mudanças.

Embora Jason Schreier não descarte essa possibilidade, ele ainda acredita que a Nintendo trará algo inesperado para seu console. Com a Nintendo tendo a tendência de sempre entregar algo bem diferente do esperado, o jornalista afirma que consegue ver o mesmo acontecendo de novo, chutando em uma tela removível para o console.

Isso não quer dizer que de repente eles farão dele um headset VR ou desenvolverão um console para competir com o PlayStation 5. Acho que o Switch 2 será um console portátil como seu antecessor. Mas também acho que virá com alguma peculiaridade estranha, seja desagradável (cobrar taxas para compatibilidade com versões anteriores de jogos Switch) ou simplesmente estranha (integração de realidade aumentada). Minha previsão: um console mais complicado com uma tela removível para jogos portáteis.

Consolidação da indústria continuará a crescer

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDMvMTAyMjQ2LmpwZw==

Nos últimos anos vimos um grande crescimento nas aquisições dentro da indústria de jogos. Em 2024, Jason Schreier acredita que a consolidação do mercado voltará forte, com mais fusões e aquisições sendo realizadas. Parte do motivo seria a queda da taxa de juros e também uma diminuição na preocupação com os órgãos reguladores após o caso da Microsoft-Activision.

As empresas mais cotadas a realizarem aquisições são Amazon, Google e Apple, além da Arábia Saudita que já vem mostrando grande interesse na indústria. Já a Microsoft, o jornalista acredita que irá se focar apenas em estúdios menores para evitar briga com os reguladores.

Quanto a possíveis empresas a serem adquiridas, Jason cita a Ubisoft e a EA, além de outras companhias de médio porte, como a Gearbox.

Arábia Saudita vai crescer nos jogos

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDMvMTAyMjQ3LmpwZw==

Por falar na Arábia Saudita, uma das previsões do jornalista é que ela irá investir forte no mercado de jogos. Enquanto eles já possuem no momento grandes investimentos em companhias como Nintendo e EA, em 2024 devem realizar a aquisição de uma grande desenvolvedora ou estúdio.

Para Jason, isso deve acarretar em alguns dificuldades a abalar a indústria ocidental, com muitos desenvolvedores não tendo uma percepção muito boa da Arábia Saudita.

A queda pela procura de um GAAS

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDMvMTAyMjQ4LmpwZw==

Muitas empresas vem apostando forte no mercado de GAAS, querendo criar seu próprio Fortnite. No entanto, muitos acabam não tendo sucesso, como temos visto com o recente caso da Sony.

Para 2024, Jason Schreier acredita que a situação ficará ainda pior, com maios jogos fracassando, o que afetará negativamente muitos estúdios, incluindo levando a demissões em massa.

Jogos como Skull & Bones e Suicide Squad: Mate a Liga da Justiça, cada um deles em desenvolvimento há mais de cinco anos e provavelmente custando oito ou nove dígitos, parecem estar condenados antes mesmo de serem lançados. A PlayStation, que inexplicavelmente disse em 2022 que planejava lançar dez GAAS nos próximos anos, será a maior vítima deste colapso. Já cancelou vários de seus jogos como serviço e é razoável esperar que mais sejam cancelados.

Sindicalização começará para valer

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDMvMTAyMjQ5LmpwZw==

Por fim, após um ano difícil para a indústria, com muitos empregados tendo sido demitidos em 2023 e mais ainda devendo acontecer em 2024, devemos ver um grande esforço na sindicalização dos funcionários.

O grande ponta pé para isso será a Microsoft, após a mesma ter aceitado um acordo de neutralidade com o grupo trabalhista Communications Workers of America durante a aquisição da Activision Blizzard.

Fonte: Bloomberg
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque