Análise - Flydigi Vader 3 PRO

Análise - Flydigi Vader 3 PRO

O melhor e mais completo controle multiplataforma de 2024
#Análises Publicado por CODORÇO, em

Fala pessoal, hoje estou trazendo mais uma análise de controle e desta vez estou com o Flydigi Vader 3 PRO, um gamepad multiplataforma super completo e cheio de recursos.

Para quem não conhece a Flydigi, ela é uma empresa chinesa que fabrica e desenvolve dispositivos eletrônicos para jogos, incluindo controles, fones de ouvido e outros acessórios. A empresa foi fundada em 2008 e tem como objetivo fornecer aos jogadores produtos de alta qualidade e desempenho.

Unboxing

Começando pelo unboxing, aqui temos uma caixa simples com poucas informações, mas que serve o seu propósito de proteger o controle.

Dentro dessa caixa vem:

  1. 1 Manual totalmente em chines
  2. 1 Panfleto apresentando o controle
  3. 1 Panfleto apresentando outros produtos da marca
  4. 1 Receiver de baixa latência
  5. 1 Cabo USB C 2.0 de 150 cm
  6. 1 Controle Flydigi Vader 3 PRO

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102174.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102175.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102177.jpg

Flydigi Vader 3 PRO

Quando seguramos o Vader 3 PRO, imediatamente notamos a excelente qualidade do produto. Aqui claramente vemos que esse controle tem o formato inspirado nos controles de Xbox porem com alguns botões extras para dar aquele toque único.

No centro vemos leds RGB, que são totalmente programáveis, podendo até serem desligados caso a preferência.

Os botões de ação são convexos, estão no padrão Xbox e são mecânicos, tendo aquele clico estilo de mouse, porém não é um clic seco, pois ele possui uma membrana de silicone em cima do switch pra deixar o aperto mais suave.

Falando em aperto, com os botões de ação totalmente apertados, o final de curso deles fica bem acima do painel do controle.

E como vocês podem ver pelas fotos, as letras dos botões são gravadas de um jeito que não se apagam com o tempo, porém infelizmente elas são da mesma cor do botão deixando um pouco difícil de ver a letra.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102183.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102184.jpgAbaixo dos botões de ação, encontramos dois botões extras, o C e Z, eles são mecânicos também, porém possuem um click seco.

E se vocês estão com duvida se eles são programáveis, eu tenho que avisar uma coisa pra vocês, todos os botões desse controle são totalmente programáveis, mas mais pra frente falo sobre isso.

Os D-pads possuem um design redondo e são de micro switch, e aqui invés de 4 switch padrão, temos 8 switch para maior precisão de aperto.

Eu só não achei eles muito confortáveis, para jogar jogos de luta, isso devido a esse design do D-PAD. A e esse D-PAD é removível, porém não encontrei nenhum modelo de substituição no site da marca.

Indo para os analógicos, eles são de hall effects, ou seja nao dao drift, possuem esse design emborrachado que vocês estão vendo, e eles são removíveis.

Uma coisa legal que esses analógicos tem, é um revestimento de metal que em conjunto com anéis azuis que circulam o analógico, deixam um movimento super suave sem agarrar nas laterais. E aqui diferente dos d-pads eu encontrei outras capas de analogicos à venda, com diversos tamanhos diferentes.

E o tamanho dos analógicos pra quem quiser colocar um kontrolfreek é de 18,29 mm.

Nos botões centrais nós temos o SELECT e START, que são de micro switch e lá em baixo escondidos temos o CÍRCULO que também pode ser chamado PRINT e também botão HOME.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102185.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102182.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102181.jpg

Em Cima do controle temos os botões LB e o RB que são de micro switch, e o LT e RT que são magnéticos e possuem um aperto linear, porém caso a gente queira, podemos ativar o modo de gatilho rápido, onde transformamos a defesa de baixo em botões de micro switch.

E isso é muito bom para jogos de tiro. Esses gatilhos também possuem vibração independente, porém não chega ser igual a do controle de PS5 mas funciona muito bem em alguns jogos.

E pra quem quiser jogar com esse controle no celular, entre as defesas podemos utilizar um suporte para celular, o bom é que essa entrada para suporte e padrão, então vários suportes encaixam perfeitamente aqui.

Atrás do controle também temos 4 botões extras que são 100% programáveis e Uma chave seletora de modos, onde podemos selecionar 3 modos, Modo Dongle, Modo Bluetooth e Modo Nintendo Switch.

E a bateria do controle é de 800 mAh, que carrega completamente em 2 horas e dura no máximo 10 horas.

Em baixo do controle encontramos a entrada para a dock de carregamento, que infelizmente tem que ser comprado a parte.

E para finalizar o peso do controle que é de 258,1 gramas.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102179.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102180.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102186.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102187.jpg

Compatibilidade

Nintendo Switch

No Nintendo Switch o controle funcionou muito bem, pegou direitinho em todos os jogos que testei, também testei o giroscópio que funcionou perfeitamente, Aqui não se preocupe com a ordem dos botões de ação, pois eles já vêm invertidos via software para o padrão Nintendo, e caso vocês queiram alterar qualquer coisa basta baixar o software do Flydigi Space 3.0 no PC para criar perfis dedicados ao Switch.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102193.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102192.jpg

Android

No Android o controle possui dois modos de conexão, um para funcionar os jogos que possuem suporte nativo ao controle e o outro para o mapeamento de tela.

Para jogar os jogos que têm suporte nativo temos que conectar no android pelo modo bluetooth e depois Segurar Circulo + X por 3 segundos, assim o controle é reconhecido como sendo um controle de Xbox One.

Nesse modo joguei no Minecraft, COD Mobile, Fornite, Steam link e X-cloud e em todos ele funcionou 100%.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102189.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102190.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/103/flydigi-vader-3-pro-102191.jpg

PC

E como de se esperar o controle funcionou muito bem no PC em todos os jogos que testei. Até mesmo o giroscópio funcionou de forma nativamente, porem só se o controle estiver conectado no modo Nintendo Switch. Se estiver conectado no modo receiver o giroscópio somente funcionara via ativação.

Aplicativo Flydigi

E para jogar em jogos que não possuem suporte nativo a controle teremos que baixar o Flydigi Game Center no Google Play.

Nesse software poderemos mapear a tela a nossa maneira, fazendo assim qualquer jogo da galeria do Google Play funcionar no controle.

A configuração é bem fácil e intuitiva, mas pra quem estiver com dúvidas de como funciona, basta olhar no vídeo que está localizado ao fim dessa análise.

Modos de Conexão

Aqui nesse controle temos 3 modos de conexão:

  1. O primeiro é pelo receiver, onde teremos um menor delay e poderemos utilizar o aplicativo da Flydigi. (Funciona somente no PC)
  2. O segundo é por bluetooth onde o controle será reconhecido como sendo um controle de Xbox One. (Funciona no PC e Android)
  3. E o Terceiro é pelo modo Nintendo Switch (Funciona no Nintendo Switch, PC e Android) Neste modo o giroscópio funciona perfeitamente no PC.

Flydigi Space 3.0

Assim como todo controle profissional, aqui também temos o acesso a um software super completo de personalização. Nele podemos:

  1. Remapear qualquer botão do controle para qualquer tecla do teclado ou mouse
  2. Salvar perfis de configuração
  3. Alterar cor dos LEDs RGB
  4. Fazer macros
  5. Ajustar analogicos
  6. Ajustar defesas
  7. Ajustar giroscópio
  8. Atualizar o controle

Esse software só irá funcionar se o controle estiver conectado por Receiver ou cabo USB.

Vibração de gatilhos

A vibração dos analógicos funcionou bem, porem é uma vibração simulada, basicamente só vai vibrar quando o controle estiver vibrando e quanto mais forte você aperta na defesa mais elas vão vibrar.

Aqui eu notei uma coisa muito interessante, a vibração nos gatilhos funciona melhor no modo bluetooth. Porém só se o jogo tiver compatibilidade com essa funçao.

Claro que no modo bluetooth perdemos o acesso ao aplicativo, porém os perfis continuam funcionando de um jeito mais limitado.

Teste de análogicos e polling rate

Começando pelos analógicos, primeiro eu fiz o teste de círculo, e para minha surpresa o controle não possui um curso redondo, ele possui um curso um pouco quadrado, o que não seria o certo. Porém está dentro do aceitável. Um controle original do PS5 também tem essa mesma característica.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDMvZmx5ZGlnaS12YWRlci0zLXByby0xMDIxOTQuanBn

Também fiz o teste de Polling Rate, e o resultado foi o seguinte:

  1. Conectado pelo Bluetooth = 175.59hz com delay de 5.70ms
  2. Conectado pelo Receiver = 498.20hz com delay de 2.01ms
  3. Conectado Pelo Cabo = 500.00hz com delay de 2.00ms

Pra quem não sabe o Polling Rate e taxa de atualização do controle, resumindo, quanto mais Polling Rate mais rápido será o controle e menor será o delay. Ai de fundo irei deixar os testes que fiz com o controle conectado por Bluetooth, Receiver e Cabo.

E como voces viram nos testes o melhor resultado foi com o controle conectado por receiver e por cabo aonde o tempo de resposta ficou em 2 milissegundos.

Eu também fiz um Overclock pelo Hid-usbf porém não funcionou, e o controle não teve aumento de performance.

Funções extras

Infelizmente aqui nesse controle não encontrei muitas funções extras que podem ser configuradas diretamente pelo controle, isso porque o manual não é de muito ajuda, pois ele possui só o básico de informações.

A primeira função que podemos fazer diretamente pelo controle é a de calibração dos analogicos, defesas e giroscópio.

E para isso com o controle ligado, iremos deixá-lo em cima de uma mesa e então iremos apertar SELECT + START + D-pad para Cima.

O led do controle ficará piscando em vermelho, então iremos esperar 3 segundos para calibrar o giroscópio, e depois vamos girar 2x os analógicos e apertar 2x em cada defesa.

E para finalizar basta apertar novamente SELECT + START + D-pad para Cima e a calibração estará completa.

Outra função que o controle possui é troca de protocolos. Com o controle conectado por cabo ou via receiver se apertarmos:

  1. CIRCULO & A por 3 Segundos = o controle entrará no modo D-input
  2. CIRCULO & X por 3 segundos = o controle entrará no modo X-Input

Bem, essa foi todas as funções que eu encontrei, para o resto precisaremos baixar o sofware Flydigi Space 3.0 no PC e configurar.

Conclusão

Realmente a Flydigi me surpreendeu com esse controle, tanto que atualmente estou utilizando como o meu controle o principal para jogar no PC.

Ele é multiplataforma, possui gatilhos e análogos de hall effects, possui Gatilhos rápidos de click, eu também posso substituir os botões dele para qualquer tecla que eu quiser e um recurso que considero muito legal é que com esse controle eu consigo controlar o mouse do PC.

Eu sei que o Steam tem um recurso parecido, porém no Vader 3 PRO eu consigo fazer isso nativamente.

No meu caso eu uso um cabo hdmi de 10 metros que sai do PC que está no meu escritório diretamente para TV sala e com esse controle eu nem preciso ir para o PC pra iniciar qualquer jogo ou programa, basicamente eu ligo o controle, ele já conecta automaticamente no PC e caso qualquer coisa aconteça, eu simplesmente ativo o mouse no controle e resolvo tudo facilmente. Eu também coloquei no controle a função de travar os fps do jogo a 60 e ativar e desativar o mostrador de fps no canto da tela.

Então, esse conjunto de funcionalidades extras junto com os recursos nativos do controle, fizeram dele o melhor e mais completo de todos que eu já testei até agora.

Claro que ele também não é muito barato (R$ 402,00), mas pelos recursos e qualidade, vale muito a pena.

Recomendo e indico a todos!

Video análise

NTZjSGVMa2dubUk=

Links

  1. Site oficial: > AQUI <
  2. Aplicativo para Android: > AQUI <
  3. Aplicativo para PC: > AQUI <
CODORÇO
CODORÇO #codorco

😱 Não clique aqui: Não clique

TwitterInstagramBlog

Contato - [email protected]

Equipe do Site, Rio Grande do Sul - Gravataí
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque