Análise | Star Ocean: The Second Story R

Análise | Star Ocean: The Second Story R

Um clássico dos RPG retorna melhor do que nunca.
#Análises Publicado por Vinicius, em

A Square Enix conta com um grande elenco de jogos clássicos adorados pelos jogadores, então não é de se estranhar que a empresa esteja apostando alto em remakes dos seus títulos do passado.

O projeto mais recente é Star Ocean: The Second Story R, um remake do segundo título dessa franquia de RPG. Será que a espera valeu a pena?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDMvMTAyMDczLmpwZw==

Star Ocean é uma série existente desde 1996 e teve seus altos e baixos desde o primeiro lançamento, mas o seu segundo título, The Second Story, foi sem dúvidas um dos pontos mais altos, o que gerou grande expectativa por esse remake.

Star Ocean: The Second Story R traz dois protagonistas para os jogadores escolherem, cada um com sua própria história e pano de fundo. Um jovem da Terra que viveu sua vida cercada por tecnologia e uma garota curandeira de um planeta distante sem acesso aos avanços tecnológicos.

A presença desses dois protagonistas funciona muito bem, mesclando a experiência de ambos e trazendo uma divertida mistura entre fantasia e ficção científica para a narrativa do jogo. A história do título é bastante interessante, sempre deixando o jogador intrigado e curioso. Seu elenco de personagens também se destaca, repleto de figuras carismáticas e interações cativantes.

Falando a respeito do que o remake traz de novo, o principal ponto é sem dúvidas seus visuais. A Square Enix trouxe uma estética bastante única, atualizando os cenários para belos gráficos 3D, mas mantendo o aspecto pixelado dos personagens em uma resolução maior.

O resultado é um visual totalmente encantador, o qual consegue manter o mesmo charme que os jogos do PS1 possuíam em sua época, mas atualizando os gráficos para os tempos atuais. A trilha sonora também foi retrabalhada, entregando uma versão nova, mas permitindo que os usuários optem pela original caso desejem.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDMvMTAyMDc0LmpwZw==

Falando em opções, a equipe também fez um ótimo trabalho na dublagem. O jogo ganhou vozes japonesas totalmente novas para essa versão, com todos os diálogos regravados. No entanto, ainda é possível jogar com o áudio em inglês ou usando as vozes japonesas clássicas da versão original.

Em questão de gameplay, o jogo não teve grandes alterações. O combate do jogo continua bastante satisfatório, apresentando batalhas em tempo real onde a estratégia e controle do campo de batalha são a todo momento essenciais. Agora ainda é possível se esquivar e quebrar a postura dos inimigos.

Com uma equipe de até quatro personagens, você ataca seus inimigos em tempo real, mas a todo momento precisa dar ordens aos seus companheiros e estar pronto para liberar magias e habilidades na hora certa.

Uma mecânica bastante interessante no remake é o bônus por eficiência. Conseguir uma boa performance durante o combate preenche um contador, o qual pode ser utilizado para os mais diversos efeitos, como buffs para os personagens, imunidade contra efeitos negativos e até mesmo invocar ajuda. Essa mecânica incentiva o jogador a todo momento dar o seu melhor, já que fazer feio no combate significa zerar o contador e perder os bônus.

Como em todo RPG, as batalhas fornecem experiência, mas aqui o uso desses pontos vão muito além do combate. Star Ocean: The Second Story R conta com um divertido sistema de especialização, onde é possível melhorar diversos aspectos dos personagens.

Coisas como cozinhar, pescar e até treinamento de animal são algumas das especializações disponíveis. As habilidades ainda abrem diversas novas possibilidades, podendo criar armas mais poderosas, roubar os NPCs ou até mesmo trocar nossos pontos de habilidade para ganhar mais experiência. É um sistema bastante robusto e que permite uma vasta personalização da experiência de jogo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDMvMTAyMDc2LmpwZw==

O remake também tornou a experiência muito mais fluída para os jogadores. O principal destaque é sem dúvidas o sistema de viagem rápida, permitindo se mover para os locais necessários muito mais rapidamente, eliminando uma grande parte do 'backtracking'.

Além disso, o jogo agora avisa quando há missões secundárias ou eventos únicos disponíveis, algo que podia ser frustrante no jogo original, já que muitas vezes o jogador podia avançar demais na história e ficar impossibilitado de completar tais conteúdos opcionais.

O jogo ainda apresenta muito conteúdo para aproveitar. Além dos diversos eventos secundários e habilidades para liberar, a existência de dois protagonistas selecionáveis incrementam ainda mais as horas de jogo. Star Ocean: The Second Story R é um jogo perfeito para ser rejogado, com cada protagonista possuindo eventos e companheiros exclusivos e muitas cenas da história principal até mesmo mudando.

Embora muitas das mudanças e melhorias tenham tornando a experiência mais acessível e fluída, também tornaram um combate que já não era tão desafiador ainda mais fácil. Muitos combates apresentam um baixo desafio após o jogador acostumar-se com suas mecânicas.

Por sorte o jogo apresenta um novo nível de dificuldade Difícil para quem deseja um desafio. O problema é que a maior dificuldade já acaba apresentando um desafio bem maior e requer bastante do jogador, o que significa que não há um nível mais equilibrado para quem deseje aproveitar a experiência.

Para um jogo com uma narrativa tão forte e horas de diálogo, a falta de português certamente será sentida por muitos. Sendo um remake de um dos títulos mais adorados da franquia, era a oportunidade perfeita para apresentar a série para novos jogadores, mas a falta de localização certamente irá afastar muitos jogadores.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDMvMTAyMDc3LmpwZw==

Conclusão

Star Ocean: The Second Story R é um clássico do gênero e esse remake não só traz a oportunidade dos jogadores antigos reaproveitarem a experiência de forma modernizada quanto permitir que novos usuários tenham a chance de conhecer um dos melhores títulos da franquia.

O balanceamento da dificuldade poderia ser melhor trabalhado, sendo extremamente fácil ou desafiador. A falta de legendas em nosso idioma também é algo que será sentido por muitos. Ainda assim, essa é a forma definitiva de aproveitar esse clássico, entregando um JRPG robusto e extremamente competente.

9.0
thumb_up
Nota
Um clássico em sua forma definitiva, esse remake mantém a essência, mas atualiza o jogo para os dias atuais com maestria.
Prós
  1. Estilo visual incrivelmente belo
  2. Forte enredo e elenco de personagens carismático
  3. Diversas novidades que melhoram a experiência
  4. Combate em tempo real bastante estratégico
  5. Vasto e complexo sistema de personalização
Contras
  1. Dificuldade não foi bem balanceada
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque