Análise | Final Fantasy XVI: Echoes of the Fallen

Análise | Final Fantasy XVI: Echoes of the Fallen

A primeira expansão do jogo já está disponível, mas será que valeu a espera?
#Análises Publicado por Vinicius, em

Final Fantasy XVI terminou sua história de forma bem fechada, tendo um começo, meio e fim. No entanto, a Square Enix planeja expandir ainda mais esse universo com duas expansões de conteúdo.

A primeira das expansões, Echoes of the Fallen, já está disponível. Será que valeu a espera?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDIvMTAxMzI3LmpwZw==

Echoes of the Fallen traz uma história totalmente inédita ambientada antes do final do jogo base. Clive e seus amigos descobrem estranhos cristais que estão surgindo de uma antiga torre misteriosa.

A expansão é curta, entregando de 2 a 3 horas para completar tudo que tem a oferecer. A narrativa é básica, não acrescentando muito para a história e lore, mas aqui o foco é dar aos jogadores mais uma chance de aproveitar o combate rápido que a equipe criou para esse mais novo título da franquia.

A torre misteriosa funciona como uma grande dungeon, onde praticamente toda a expansão se passa. Os jogadores avançam por diversos andares, enfrentando várias criaturas e chefes sem parar para descansar.

No que falta em história, a expansão compensa em suas batalhas, especialmente contra os chefes. Cada uma dessas lutas oferecem desafios que utilizam ao máximo as mecânicas do jogo, com algumas criaturas de design incríveis.

A luta final em especial merece destaque, sendo uma das batalhas não-Eikon mais épicas e frenéticas do jogo inteiro, com efeitos incríveis e grandiosos ataques sem interrupção, exigindo do jogador a todo momento.

A expansão ainda traz equipamentos novos, incluindo a clássica Buster Sword, enorme espada usada por Cloud em Final Fantasy VII. Além de armas, a DLC também conta com novos acessórios bastante interessantes.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDIvMTAxMzI0LmpwZw==

Ao invés de simplesmente aumentar as suas estatísticas, os novos acessórios dão bônus baseados em diversas situações, o que muitas vezes acaba incentivando os jogadores a adotarem novas abordagens no combate.

Essa expansão também apostou forte na sensação de nostalgia dos fãs da franquia. Se a inclusão Buster Sword já não fosse prova o bastante disso, a Square Enix ainda trouxe um inimigo para fazer os jogadores vibrarem.

A parte audiovisual ainda continua impressionando. Alguns dos cenários vistos dentro da torre são muito belos, com um design rico e uma arquitetura colossal. A trilha sonora também merece elogios, com músicas bastante empolgantes.

No território de história, a expansão tenta abordar mais do tema dos decaídos, a antiga civilização desaparecida já mencionada no jogo base. No entanto, ela trata o tema de forma muito superficial e não acaba trazendo muitas informações relevantes para o universo do jogo.

A duração também pode ser um problema. Por R$53,90 você terá pouco mais de 2 horas extras para Final Fantasy XVI. Apesar do preço não tão elevado, a pouca duração não deixa de ser decepcionante para quem deseja voltar para o mundo de Valisthea.

Conclusão

A expansão Echoes of the Fallen joga de forma segura, trazendo uma nova aventura para os fãs desse novo combate da franquia, os colocando em uma das batalhas mais divertidas do jogo. Os jogadores ainda irão explorar uma dungeon inédita com um visual deslumbrante.

Infelizmente a expansão não teve muito a acrescentar se tratando de história, não trazendo muitos detalhes novos sobre esse mundo. A curta duração também pode ser decepcionante para os jogadores que estavam ansiosos por novidades do jogo.

Echoes of the Fallen é uma expansão perfeita para quem deseja aproveitar mais do combate do jogo, trazendo épicas batalhas com chefes. Já para os que preferem um conteúdo mais robusto no quesito história, terão que esperar pela segunda expansão, The Rising Tide.

8.0
thumb_up
Nota
Uma expansão ideal para quem procura mais da ação do jogo.
Prós
  1. Incríveis batalhas contra chefes
  2. Parte audiovisual continua impressionante
  3. Muita ação para os fãs do novo combate da franquia
  4. Traz elementos amados pelos fãs
Contras
  1. Pouco a acrescentar se tratando de história
  2. Duração extremamente curta
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque