Análise - BINBOK Ultra Pro Controller

Análise - BINBOK Ultra Pro Controller

Um controle completo e cheio de recursos!
#Análises Publicado por CODORÇO, em

Fala pessoal, hoje estou trazendo mais uma análise de controle e desta vez estou com o BINBOK Ultra Pro Controller, um gamepad que foi claramente projetado para o Nintendo Switch, mas que também funciona no Windows e Android e IOS.

Para quem não conhece a BINBOK, ela é uma empresa chinesa especializada na fabricação de periféricos para consoles de mesa e VRs..

Unboxing

A embalagem, embora simples, desempenha bem o seu papel na função de proteger o controle. Ao desembalar a caixa, encontramos o controle, um receptor 2.4g, um cabo USB-C de 1,80 metros, 2 conjuntos adicionais de capas para os analógicos e um manual em inglês.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100900.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100901.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100902.jpg

Design e Ergonomia

O BINBOK Ultra Pro Controller possui uma pegada super confortável com grips laterais emborrachados e uma superfície soft touch, que deixa marcas de dedo muito facilmente.

Também é importante notar que o controle é um pouco maior e mais pesado que a maioria dos controles tradicionais, o que pode ser uma vantagem para aqueles com mãos grandes e uma desvantagem para crianças.

Aqui vemos a presença de LEDs RGBs estilo neon que combinam muito bem com o controle mas que tambem podem ser totalmente apagados de acordo com a preferencia do usuario.

Os botões de ação seguem o padrão Nintendo, porém escrito bem pequeno entre eles, podemos ver a ordem no padrão Xbox.

E na questão de peso, o controle pesa 289,9 gramas junto com a sua bateria.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100903.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100904.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100906.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100913.jpg

Botões e Bateria

Os botões de ação são mecânicos, convexos, possuem um curso de aperto bem curto, e quando estão totalmente apertados ficam nivelados ao painel do controle. Eles também balançam um pouco, mas nada que atrapalhe na hora de jogar.

Os D-pads são de micro switch, possuem um design redondo, e a meu ver são mais macios em relação a outros controles com a mesma tecnologia. Uma coisa interessante, é que eles são removíveis, mas a marca não envia D-pad extra para substituição. Diferente dos analógicos, que possuem mais dois pares extras, todos com tamanhos diferentes.

No total temos:

  1. 1 Par de analogicos bem pequenos
  2. 1 Par de analogicos de tamanho normal
  3. 1 Par de analogicos mais longos.

Aliás os analógicos desse controle são de Hall Effects, então são imunes a drift. E o tamanho deles pra quem quiser colocar um kontrolfreek é de 16,64mm para o mais curto e 17,14mm para o mais longo.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100907.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100908.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100909.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100910.jpg

Na parte de cima do controle temos 3 pares de defesas, Sim, aqui temos um par de defesa adicional chamado R4 e L4 que são de micro switch, totalmente programáveis e na minha opinião estão muito bem posicionados no controle. O L e o R também são de micro switch. E o L2 e R2 são magnéticos e possuem um aperto gradual, porém apenas no Modo Xinput.

Atrás do controle encontramos o compartimento da bateria, que pode ser substituído por pilhas. Porém ao colocar pilhas senti que elas ficaram meio folgadas ali dentro.

E essa bateria que vem junto com o controle é de 1000 mAh, que carrega completamente em 3 horas e dura no máximo 12 horas. Caso usemos pilhas recarregáveis a duração praticamente passa das 20 horas.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100911.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100912.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100905.jpg

Ainda na parte traseira do controle temos dois botões extras totalmente programáveis, junto com mais 3 chaves seletoras e 3 botões especiais.

As 3 chaves seletoras possuem as seguintes funções:

  1. A primeira chave ativa e desativa o giroscópio em qualquer jogo, até mesmo aqueles que não tem suporte a essa função nativa.
  2. A segunda ativa e desativa os analógicos com 0% de dead zone.
  3. E a terceira chave Ativa e desativa os gatilhos rápidos. (Essa função é bastante utilizada em jogos de tiro, pois basta encostar com um pouquinho de força nos gatilhos que são totalmente pressionados.)

Os 3 botões extras possuem as seguintes funções:

  1. O primeiro com o símbolo de ondinha tem a função de aumentar e diminuir a vibração do controle, são 3 velocidades + o modo desligado.
  2. O segundo com a letra M serve para cadastrar funções para os botões extras, Aqui podemos apenas cadastrar 1 função ou fazer um macro de vários botões. (No vídeo do final deste artigo mostro como utilizar essas funções)
  3. E o Terceiro é o "T", e ele serve para ativar o turbo.

Em baixo do controle, encontramos mais 1 chave seletora com 4 opções e um botão de pareamento:

  1. S” serve para conectar no Nintendo Switch.
  2. W” para conectar no Windows e Android.
  3. I” Para conectar no Mac.
  4. D” para conectar no Receiver.

Ao escolher alguma das letras, sempre que quisermos fazer uma nova conexão teremos que pressionar o botão de emparelhamento por 2 segundos para o controller entrar no modo de pareamento.

E com a chave seletora no "W", se apertarmos o emparelhamento por 2 segundos, o controle vai utilizar o protocolo Xinput, mas se apertarmos 2 vezes rapidamente, o controle irá utilizar o protocolo D-Input.

Funções Extras

Aqui nesse controle além dos botões extras, também temos 2 funções extras que são bem vindas em qualquer controle.

A primeira serve para para calibrar os analógicos, defesas e giroscópio. E para fazermos isso, com o controle desligado basta segurarmos, “seta para Cima” “-” e “Home” por 3 segundos, então os LEDs irão piscar, e iremos fazer os seguintes passos:

  1. Apertar 3 vezes cada defesa.
  2. Girar completamente 3 vezes cada analógico.
  3. Colocar o controle sobre uma mesa e apertar em “+” e então esperar o LED apagar.

E pronto, o controle estará calibrado.

E a segunda função serve para resetar o controle. Para fazer isso com ele desligado vamos apertar o botão de emparelhamento por 10 segundos, então o controle irá ligar, depois desligar e pronto.

Compatibilidade

Infelizmente, não consegui testar o controle em todos os seus dispositivos compatíveis. No entanto, nos dispositivos que testei, ele funcionou perfeitamente.

No Nintendo Switch, o controle funcionou muito bem e o giroscópio também funcionou perfeitamente. A única coisa que senti falta foi de um leitor de NFC.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100917.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100918.jpgNo Android, o controle foi reconhecido como um controle de Xbox e funcionou nativamente em todos os jogos que testei.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100919.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100920.jpgNo PC, o controle funcionou nativamente em todos os jogos (Utilizando o modo Xinput) e até o giroscópio funcionou perfeitamente, mas apenas quando o controle estava conectado no modo Nintendo Switch.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100921.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100922.jpg

No IOS, não tive a oportunidade de testar o controle.

Testes de analógicos e Polling Rate

Nos analogicos eu fiz o teste de circulo, e constatei que o mesmo não faz um círculo perfeito. Porém uma coisa que sempre noto, é que esses controles feitos para Nintendo Switch sempre tem essa mesma característica.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDEvYmluYm9rLXVsdHJhLTEwMDkyMy5qcGc=

E no teste de Polling Rate do controle, obtive os seguintes resultados:

  1. Conectado pelo Bluetooth = 368.62hz com delay de 2.72ms
  2. Conectado pelo Receiver = 236.70hz com delay de 4.22ms
  3. Conectado Pelo Cabo = 398.49hz com delay de 2.51ms
  4. Conectado Pelo Cabo com Overclock pelo Hidusbf = 396.26 hz com delay de 2.52ms (Não obtive melhoria)

Pra quem não sabe, o Polling Rate e taxa de atualização do controle, resumindo, quanto mais Polling Rate mais rápido será o controle e menor será o delay.

Nesse caso o melhor resultado foi com o controle conectado por Bluetooth e por cabo.

Conclusão

Realmente a BINBOK me surpreendeu com esse controle, vou admitir pra vocês que eu achei que ele seria mais um controle genérico, mas não, ele de fato é muito bom e consegue competir com outros controles de marcas renomadas no mercado. Ele oferece uma boa qualidade de construção, recursos avançados e um preço acessível.

As únicas coisas que achei estranho foi a falta de leitor NFC, isso porque estamos falando de um controle projetado para Nintendo Switch. E também a falta de um D-pad adicional padrão, até porque ele é removível e como seria só uma pecinha feita de plástico adicional, isso não iria afetar muito o valor final do produto.

Tirando isso, ele é um controle bom, ainda mais para aqueles que querem botões extras e analógicos anti drift.

Recomendo a todos!

Abaixo deixarei os prós e contras para ajudar aqueles que ainda estão em dúvida sobre o controle:

Prós:

  1. 2 botões extras traseiros totalmente programáveis
  2. 2 defesas extras totalmente programáveis
  3. Os gatilhos são lineares e de Hall Effects.
  4. Os analógicos são de Hall Effects
  5. Possui suporte a pilhas
  6. Ótimo preço levando em consideração os recursos ($56 Dolares - 12/23)

Contra:

  1. O painel frontal deixa marcas de dedo muito facilmente.

Vídeo Análise

cEtTSUdZN2stdFk=

Links

  1. Site oficial da BINBOK.
  2. Comprar o BINBOK Ultra Pro Controller no Site oficial.
  3. Comprar o BINBOK Ultra Pro Controller na Amazon.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100914.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100915.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/101/binbok-ultra-100916.jpg

CODORÇO
CODORÇO #codorco

😱 Não clique aqui: Não clique

TwitterInstagramBlog

Contato - [email protected]

Equipe do Site, Rio Grande do Sul - Gravataí
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque